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Arquivo Octet Stream Percepções discentes sobre aulas remotas em tempos de pandemia
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O ensino remoto foi fundamental para assegurar a continuidade dos estudos no ano de 2020. O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das percepções dos estudantes matriculados nas séries finais do ensino fundamental sobre essa modalidade de ensino. A partir de uma metodologia qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados, questionários semiestruturados, foram recolhidas respostas de 36 discentes. Os resultados apontados nos levam à seguinte conclusão: conhecer as necessidades dos estudantes, bem como as suas percepções do ensino que lhes estava sendo proporcionado, foi uma tarefa fundamental para a elaboração de estratégias por parte da escola que visassem contemplar necessidades, dirimindo assim, os prejuízos provocados pelo fechamento das escolas.
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Arquivo Octet Stream Permanência na educação superior no Brasil: construção de uma escala de medida
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O presente trabalho integra o projeto «Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais» (Edital Universal CNPq. Nº 14/2013) e tem por objetivo apresentar a construção e validação da Escala para Avaliação da Permanência Discente (Nakamura; Castelo Branco; Jezine, 2016), que intenciona avaliar os fatores que possibilitam a permanência de alunos na educação superior brasileira. Utilizamos, como suporte teórico, os trabalhos de alguns autores, a exemplo de Ronsoni (2014); Sguissardi (2009); Ristoff (1999; 2011); Neves; Raizer; Fachinetto (2007); Baggi; Lopes (2011); Zago; Pereira; Paixão (2015); Zago (2006); Polydoro (2000); e Bittar; Oliveira; Morosini (2013). São apresentados os passos seguidos para submissão do instrumento a um grupo de expertises e o uso da Lógica Paraconsistente (Da Costa, 1999; Abe, 1992; Subrahmanian, 1987) como critério de validação dos resultados obtidos. Na primeira etapa do processo de validação, a semântica, constatou-se que a análise de pertinência e relevância apontou que a escala é adequada e coerente, para a obtenção de informações relativas à permanência do estudante em determinado curso superior, obtendo mediana igual a 5. Na segunda etapa, a de consistência, constatou-se, a partir do processo de validação aplicado, a lógica paraconsistente anotada, LPA2v, que a escala construída é consistente e que as proposições não produziram contradições e foram suficientes, não sendo detectada falta de informação.
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Arquivo D source code Permanência na Educação Superior: “um peso, duas medidas”
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O presente artigo é fruto da pesquisa intitulada “Aspectos subjetivos da condição de permanência dos estudantes de camadas populares na Universidade Federal da Paraíba” que discute os desafios enfrentados pelos alunos no processo de permanência na universidade. A pesquisa é de base qualitativa e de estudo de caso realizada com estudantes do curso de Pedagogia (Área de aprofundamento na educação do Campo), em que investiga as trajetórias individuais de jovens em situação de vulnerabilidade social na educação superior. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados do questionário possibilitou traçar o perfil social dos estudantes a partir das variáveis: sexo; cor; tipo de escola e, escolaridade e ocupação dos pais, permitiu também, escolher os sujeitos a serem entrevistados. As entrevistas deram‐se com três jovens considerados em situação de vulnerabilidade, e analisadas a partir da técnica de análise do discurso de Bardin (1977) e dos fundamentos teóricos de Bourdieu (2002), Zago (2006), Vargas (2009) dentre outros. Através dos relatos recolhidos, foi possível inferir que, no interior da universidade, outros e diferentes processos de exclusão ocorrem e demandam novos e diferentes desafios à permanência com conclusão em cursos superiores.
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Arquivo Octet Stream PROUNI: políticas de inclusão ou exclusão no contexto das aprendizagens ao longo da vida
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
Este artigo analisa as políticas públicas voltadas à educação superior buscando compreender o processo de inclusão/exclusão de jovens e adultos efetivado pelo Programa Universidade para Todos – Prouni. Ao refletir sobre essa temática realiza um diálogo, fundamentado pelos indicadores sociais sobre o acesso à educação formal do nível fundamental ao superior indicando que, quanto mais alto o nível formal de educação, menor o acesso de jovens e adultos das classes populares. Parte-se da premissa que as políticas públicas contemporâneas de educação superior estão voltadas para as demandas de mercado e atendem ao prenuncio dos organismos internacionais para a reforma do estado, que passa de provedor a avaliador, e de políticas voltadas às demandas excluídas da sociedade a partir de programas de inclusão para jovens e adultos historicamente excluídos. Concluí-se que as políticas públicas contemporâneas de educação superior estão voltadas para as demandas de mercado e atendem as diretrizes dos organismos internacionais, não favorecendo a efetivação de políticas de Estado voltadas às demandas internas de Jovens e Adultos historicamente excluídos.
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Arquivo Resenha do Políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O livro Políticas de financiamento da educação superior num contexto de crise organizado pelos professores Vera Lúcia Jacob Chaves e Nelson Cardoso Amaral reúne uma coletânea de trabalhos de pesquisadores da Rede Universitas-BR e participantes do Observatório da Educação “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”, financiados pela OBEDUC/CAPES e CNPq.
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Sobre o NEPES
por NEPES publicado 15/09/2022
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Arquivo Violência, evasão e exclusão na Educação Superior
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O presente texto enfoca a relação entre educação superior, violência institucional e simbólica e exclusão, ensaiando discutir esses vínculos a partir de reflexões sobre a existência de evasão na universidade brasileira. Sem considerar a instituição educativa como responsável direta por esses fatos entende que, a lógica da sua organização e funcionamento ajuda a contribuir para a multiplicação das desigualdades que propiciam os mecanismos de evasão; ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de crítica e combate às desigualdades e exclusões sociais e a violência. De forma provisória destaca que: dependendo da postura e dos procedimentos educativos assumidos pela instituição e seus representantes, ela poderá continuar atuando em favor de produção e reprodução de desigualdades; tornar-se um espaço de combater a exclusão e à violência, ou equilibrar-se entre esses dois movimentos, dependendo do jogo de força estabelecido pelos grupos antagônicos. Configurado como um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, utiliza fontes teóricas, acadêmicas e documentais para discorrer sobre o assunto, sem oferecer conclusões precisas.
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