-
Avaliação da formação superior pelo discente: proposta de um instrumento
-
por NEPES
—
última modificação
14/09/2022 21h59
Este artigo apresenta uma proposta de instrumento de ‘avaliação pelo discente’ enquanto componente da avaliação institucional de organizações de educação superior. Desenvolvemos um relato do processo de construção do instrumento estruturado em três fases: (1) análise da experiência prévia de uma instituição em avaliação do docente pelo discente; (2) apresentação dos procedimentos de construção do novo instrumento, redimensionado para contemplar construtos relativos às dimensões de docentes, disciplinas, curso, além da autoavaliação do aluno; (3) avaliação do novo instrumento e fechamento da proposta. Nesse processo foram utilizados procedimentos quantitativos e qualitativos, segundo orientações da teoria psicométrica da mensuração. Os resultados das análises do novo instrumento demonstraram que as dimensões definidas foram mensuradas com evidências de validade e confiabilidade, e com resultados potencialmente úteis para docentes e lideranças de gestão acadêmica. O estudo, além de oferecer um instrumento com métricas válidas, pode servir de referência para outras instituições interessadas em aprimorar seu instrumento de avaliação pelo discente.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Democratização do Ensino Superior Brasileiro: O caso da Universidade Federal da Paraíba
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Desajuste de trayectorias estudiantiles. Caso comparativo de la Universidad Federal de Paraíba y la Universida de València
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
Este artículo aborda la cuestión del ajuste académico en las trayectorias universitarias entendiéndolo en base al ritmo de renovación de los estudiantes y de idoneidad de su rendimiento académico. El objetivo planteado es calibrar el ajuste entre ambos indicadores de rendimiento, es decir, renovación e idoneidad para poder proponer una medida integral de ajuste. Proponemos una metodología para ponderar el grado de ajuste en las trayectorias universitarias a partir de los indicadores de renovación e idoneidad mediante la propuesta de un nuevo indicador que denominamos tasa de ajuste. El procedimiento de su cálculo es a través de la adaptación del habitual índice de Gini y cuenta con la característica que permite aplicarlo a diferentes unidades de análisis (titulación, áreas de conocimiento, universidad). En la aplicación que presentamos en este artículo se describe la comparación realizada entre la Universidad Federal de Paraíba (Brasil) y la Universidad de València (España). Los resultados de este estudio permiten dar respuesta al objetivo planteado y proporcionar una dimensión del ajuste de las trayectorias académicas en las titulaciones de ambas instituciones universitarias. Esta propuesta permite observar a las instituciones universitarias según su grado de ajuste de acuerdo con los ritmos de rendimiento académico esperados a nivel institucional.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Ensino superior público e privado na Paraíba nos últimos 15 anos: reflexões sobre o acesso, a permanência e a conclusão
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O presente artigo consiste em um estudo de caso e objetiva estabelecer parâmetros importantes para situar o fenômeno da evasão da educação superior a partir da análise dos microdados e sinopses do Censo da Educação Superior (BRASIL, MEC/INEP, 2002-2016), tendo como foco o contexto do estado da Paraíba, envolvendo as instituições de ensino superior públicas e privadas. Para tanto, utilizou-se como base teórica a compreensão da categoria evasão feita por Silva Filho; Motejunas; Hipolito; Lobo, 2007; Almeida; Veloso, 2002; Baggi; Lopes, 2011; Castelo Branco; Jezine; Nakamura, 2015. Os dados foram sistematizados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam para importantes indicadores de evasão tanto no contexto público quanto no contexto privado, na Paraíba, através das reflexões sobre os dados relativos à taxa de abandono e de conclusão de curso.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Entorno de enseñanza como factor para la permanencia del estudiantado. Validación de cuestionario
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
Este artículo presenta la construcción y validación de la dimensión “entorno de enseñanza” como concepto clave en este trabajo, que hace referencia a la formación del estudiantado y las interrelaciones que se establecen entre este y el profesorado. Para su análisis semántico, el instrumento fue examinado por siete expertos. Para el análisis de consistencia se aplicó una prueba preliminar a 92 estudiantes de la Universitat de València (España) y a 37 de la Universidad Federal de Paraíba (Brasil). En el análisis semántico, el instrumento fue adecuado en términos de coherencia y validez para obtener informaciones sobre el entorno de enseñanza. En el análisis de consistencia, se constató un grado de contradicción G2 cercano a 0 (0.07). El grado de certeza G1 (0.75) indica que hay concordancia entre las proposiciones, como elemento importante para estudios sobre la permanencia en la educación superior
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Expansão do acesso à Educação Superior em um debate interseccional de gênero e classe
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O artigo analisa o processo de diferenciação social no cenário da expansão do acesso à Educação Superior e suas interseções com as questões de classe e gênero, categorias determinantes na hierarquização e desigualdade social. Para tanto, objetiva-se compreender como as diferenciações de classe e gênero impactam o acesso às carreiras profissionais masculinizadas e feminizadas. Trata-se de pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, nível Mestrado, na linha de pesquisa Educação Popular (PPGE/UFPB). Realizou-se o estudo de caso de quatro cursos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB: Pedagogia, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, analisados com base nos dados de matrícula dos estudantes conforme indicadores de sexo, renda familiar e origem escolar, disponibilizados pelo Sistema de Tecnologia de Informação - STI/UFPB. O trabalho parte da hipótese de que as questões de gênero e classe são relacionais, sendo expressa, de forma interseccional no acesso às carreiras profissionais. Os dados comprovam que as áreas masculinizadas possuem maior prestígio social, consequentemente, são reduto de homens brancos de classe média, enquanto que as áreas feminizadas tendem ao menor prestígio social, sendo predominado por mulheres pobres. Conclui-se que há uma hierarquização no acesso, que, por sua vez, é relacional ao processo da estratificação social no âmbito das carreiras profissionais; precarização de algumas profissões e sua respectiva mão de obra, em detrimento de outras; posição de privilégio social do homem branco de classe dominante e a separação de cursos para ricos e pobres no âmbito da educação superior, mesmo após o processo de diversificação do sistema de educação superior.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Expansão e acesso à Educação Superior: como fica a igualdade de gênero?
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O presente artigo tem como problemática o processo de expansão da educação superior no Brasil e os desafios do acesso e permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade. Nesse conjunto, objetiva analisar as concepções de igualdade de gênero nas políticas de educação superior e como estão distribuídas as matrículas por setores público e privado, considerando a variável sexo. Trata-se de um estudo qualitativo apoiado em dados quantitativos da expansão do número de cursos e matrículas, considerando o Censo da Educação Superior (2013) que aponta os 10 cursos com maior número de matrículas do sexo feminino e do sexo masculino. Tendo por base esses dados, a análise busca apreender a dinâmica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob a perspectiva da sexualização/generificação das carreiras. Ao se analisar o acesso a essa modalidade de ensino de homens e mulheres na UFPB, os dados apontam que mais mulheres ingressam e concluem os cursos superiores. Todavia, ao se analisar a distribuição por cursos, ainda se mantém a feminilidade e masculinidade de determinadas carreiras profissionais. Nesse sentido, os resultados da investigação apontam que o processo de expansão da educação superior não vem acompanhado de motivações profissionais a cursos que, historicamente, se constituem como masculinos, o caso das Engenharias, e/ou cursos femininos, o caso da Pedagogia, mantendo-se processos de desigualdade entre os sexos nas carreiras profissionais.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Expansão na Educação Superior e a interface permanência e programas acadêmicas de pesquisa na UFPB
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O estudo objetiva discutir políticas de expansão da educação superior no Brasil relacionando-as aos programas acadêmicos do campo da pesquisa, em que se busca apreender elementos para a permanência em cursos superiores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de análise documental e de dados quantitativos de modo que se possa traçar relações entre o crescimento do número de matrículas e a participação em programas acadêmicos. Para este debate e seus desdobramentos tomou-se como referência estudos de Silva Jr. e Sguissardi (2001), Chaves (2010) e Jezine, Castelo Branco e Nakamura (2015), dentre outros. Os dados de ingressos e concluintes em programas acadêmicos de pesquisa foram coletados junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados indicaram o descompasso entre as políticas de expansão e os programas acadêmicos existentes; a inserção de alunos em programas acadêmicos pode gerar maiores perspectivas de permanência com conclusão do curso.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Experiencias de éxito escolar improbable de jóvenes de clases populares en la universidad
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
El estudio analiza el fenómeno de éxito escolar «improbable» o «atípico» en la Educación Superior: se trata de casos de jóvenes estudiantes oriundos de sectores populares y egresados de escuelas públicas que asisten a cursos superiores de alto prestigio social en la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), localizada en la región Nordeste de Brasil. Describe las nociones de éxito y de fracaso escolar y problematiza experiencias de estudiantes, en sus trayectorias educativas, a partir de sus relatos y de las estrategias de superación de las dificultades hacia el éxito académico, planteado por la Sociología de lo Improbable.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos
-
Face(s) da avaliação da educação em tempos de incertezas
-
por NEPES
—
última modificação
15/09/2022 14h08
O texto discute os resultados e as aplicações das avaliações das políticas educacionais para elevar a qualidade de aprendizagem dos alunos da escola pública. Esta questão foi desenvolvida através de três eixos inter-relacionados. O primeiro questiona os resultados da avaliação educacional e sua relação com a qualidade da educação básica e o compromisso social da educação. O segundo trata da avaliação e sua reverberação na qualidade educacional da escola pública, e o terceiro reflete sobre a importância da escola pública em tempos de crises e de incertezas. Por fim, a conclusão reafirma a importância da escola pública para atender às demandas desta sociedade incerta e, também da importância de uma avaliação capaz de contribuir com a qualidade da educação e de novas aprendizagens orientadas para a promoção da cooperação, da humanização e da solidariedade internacional.
Localizado em
Contents
/
Documentos
/
Artigos completos publicados em periódicos