A PERMANÊNCIA EM CURSOS NA UFPB E O PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UFPB.pdf
por NEPES
—
publicado
29/07/2016 10h58,
última modificação
14/09/2022 21h35
A temática da inclusão emerge no final do século XX no cenário econômico mundial de
reformas educacionais em que políticas de inclusão são implantas no campo social e
educacional. No contexto de políticas de inclusão na educação superior o artigo analisa o
Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED) na Universidade Federal da
Paraíba (UFPB) a fim de apreender a contribuição do Programa para a permanência e os
impasses/dificuldades para a inclusão. Trata-se do estudo de caso no âmbito do Centro de
Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) sob o enfoque metodológico da abordagem
qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 2006) em que se busca dá voz aos sujeitos com
deficiência matriculados em cursos de graduação e aos apoiadores destes.