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Relatórios

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58, última modificação 14/09/2022 21h35

Relatório - Pibic - Rayana Andrade - 2014

Este relatório visa apresentar o desenvolvimento da pesquisa de projeto PIBIC/CNPq/UFPB, intitulado, “Políticas de Educação Superior: os desafios do acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais”. A pesquisa tem por objetivo fomentar a discussão sobre as políticas de expansão no ensino superior no período pós- LDB, com foco na democratização do acesso na educação superior a partir das políticas de inclusão social. Para isso, o estudo faz um recorte cronológico, de 2008 a 2013, enfocando o processo expansionista das universidades brasileiras, considerando a relação público e privado, a partir do contexto da implementação do Plano de Reestruturação das Universidades Federais- Reuni, programa do Governo Federal aderido pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Relatório - Pibic - Maria Gislhaynne - 2017

O presente relatório resulta do Projeto de Pesquisa intitulado “Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federa da Paraíba”. Desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ/UFPB). A pesquisa tem como plano para análise as “Políticas de permanência à educação superior e as contribuições dos programas acadêmicos e de assistência estudantil para estudantes em situação de vulnerabilidade social.”.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Relatório - Pibic - Jislayne Fidelis - 2015

O relatório busca apresentar os resultados da pesquisa Os desafios do Acesso e da permanência na Educação Superior no contexto das Políticas de inclusão social, foca a temática das políticas de Educação Superior, precisamente no período pós-LDB, em que buscar de destrinchar os atuais desafios, voltados para permanência de sujeitos em situação de vulnerabilidade, um estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido aborda o processo de expansão, a partir da adesão do REUNI – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, iniciado em 2007 e a democratização do acesso a partir das políticas de cotas, em que se objetiva analisar aspectos dessas políticas (acesso) na mudança do perfil dos sujeitos ingressantes, refletido no âmbito institucional.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Relatório - Pibic - Jailson Batista- 2017

Este relatório apresenta o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federa da Paraíba” (PIBIC/CNPq/UFPB; 2016/2017). A pesquisa referida tem como objetivo responder à dinâmica da inclusão social na educação superior, considerando o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional no contexto da expansão, geradas pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e pelas políticas públicas de inclusão, em especifico pela reserva de vagas (CASTELO BRANCO; JEZINE, 2013).

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Relatório CNPq 2017 - Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais

O relatório apresenta os resultados da pesquisa “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais”, financiado pelo CNPq e desenvolvido como o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através do Programa de Iniciação Científica (PIBIc/UFPB) em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa Universitas/Br – Sub-Projeto 5 – Acesso e Permanência.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Relatório - Pibic 2017-2018 - Sânya Teles

Políticas de Acesso e Permanência à Educação Superior: os impactos do SISU e das políticas de cotas no contexto de inclusão na Universidade Federal da Paraíba

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo