Você está aqui: Página Inicial > Contents > Documentos > Artigos completos publicados em periódicos > Nota Introdutória - Educação Superior: novos cenários em políticas públicas, gestão e avaliação
conteúdo

Nota Introdutória - Educação Superior: novos cenários em políticas públicas, gestão e avaliação

por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08 Edineide Jezine Mesquita Araújo; Uyguaciara Veloso Castelo Branco
O Dossier Educação Superior: novos cenários em políticas públicas, gestão e avaliação, publicado nesta edição, organizado por Edineide Jezine & Uyguaciara V. Castelo Branco, professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Programa de Pós- -Graduação - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV), trata de uma temática de ampla relevância, para pesquisadores interessados, ampliando a base teórica disponível, assim como torna-se um importante instrumento para uma gestão de maior eficiência e eficácia por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tanto no contexto brasileiro, como global, uma vez que compete a essas instituições o papel de construção do conhecimento, formação de pessoal para o mercado de trabalho, assim como formação docente, para disseminação do conhecimento, garantindo empoderamento social, sobretudo aos sujeitos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para isso, os nove artigos aqui dispostos tratam de temáticas que envolvem as políticas públicas, a gestão das IES e, sobretudo, as investigações que tem como objetivo a avaliação das práticas existentes, visando contribuir para melhor compreensão acerca da temática na atualidade.