Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Protagonismo da pessoa com deficiência é tema de palestra

Notícias

Protagonismo da pessoa com deficiência é tema de palestra

publicado: 23/09/2022 14h34, última modificação: 23/09/2022 14h47

O protagonismo da pessoa com deficiência foi tema de uma palestra realizada nesta quinta (22), no auditório do Centro de Educação, para estudantes da turma de Educação Especial do 4º período de Pedagogia. O evento foi promovido pelo Núcleo de Educação Especial (Nedesp) dentro da programação do Setembro da Inclusão. 

O administrador Hellosman de Oliveira (48), que ficou paraplégico aos 25 anos, durante um mergulho numa piscina, contou que, desde então, abraçou a causa da inclusão como uma estratégia para si e os demais colegas, haja vista que, segundo as estimativas da Reitoria no início dos anos 2000, havia pouco mais de 100 estudantes matriculados na UFPB (hoje este número supera os 4 mil).

"Quando me acidentei, recebi muito incentivo para ficar em casa e desistir dos estudos, mas percebi que havia um caminho a ser aberto aqui: primeiro construindo rampas, acessibilizando os espaços físicos, pisos, conquistando emendas junto aos deputados federais...", enumera.  

Em seguida, a estudante de Rádio e TV Luzia Dias (35), cega de nascença, contou dos desafios que enfrentou desde a vida de estudante em Cajazeiras até a chegada à universidade, que julga ainda ser inacessível. 

Fotos: Samuel Veras