Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nedesp realiza capacitação em linha Braille

Nedesp realiza capacitação em linha Braille

O Núcleo de Educação Especial (Nedesp) realizou, na manhã desta quarta-feira (10), na Sala de Reuniões do CE, a sua primeira capacitação em linha Braille.
publicado: 10/04/2019 12h50, última modificação: 10/04/2019 12h51

Dina Melo

O momento, liderado pela professora de Comunicação Joana Belarmino, reuniu estudantes de diversas graduações da UFPB, que puderam ter o primeiro contato com o dispositivo.

A linha Braille é um equipamento que, dependendo do modelo, se liga ao computador pessoal, notebook ou ao smartphone para projetar em alto relevo as palavras vistas na tela. A pessoa cega, portanto, faz a leitura tátil do texto pelo display – podendo, a partir disso, realizar reparos e outras edições no texto original. Outras funcionalidades extras acrescentam voz à linha Braille e entrada para cartão de memória, como explicou na ocasião Joana Belarmino.

“Importante que os alunos conheçam este equipamento, que sendo caro para aquisição pessoal, está à disposição para o uso dos alunos daqui”, salientou a coordenadora pedagógica do núcleo, Adenize Queiroz.