Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Portal reúne editoras que disponibilizam livros acessíveis para cegos

Notícias

Portal reúne editoras que disponibilizam livros acessíveis para cegos

O Ministério Público Federal (MPF) promove, no próximo 3 de dezembro, às 14h, o evento ‘Leitura Inclusiva - Disseminação do Portal do Livro Acessível’, com a presença de entidades
publicado: 29/11/2019 10h48, última modificação: 29/11/2019 10h50

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), promove, no próximo 3 de dezembro, das 14h às 17h, no auditório do órgão em João Pessoa, o evento ‘Leitura Inclusiva - Disseminação do Portal do Livro Acessível’. Na ocasião, serão abordadas questões relativas à acessibilidade para pessoas com deficiência visual, além de explicado como acessar o Portal do Livro Acessível.

Participarão do evento representantes de bibliotecas públicas e privadas da capital, das secretarias estadual e municipal de educação, do Ministério Público Estadual e de outros órgãos, bem como pessoas com deficiência e demais interessados. Representantes do Comitê de Inclusão e Acessibilidade também estarão presentes.

O evento será aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento – vagas limitadas a 100 participantes. Após o portal ser apresentado, será aberto espaço para bate-papo entre autoridades e demais participantes sobre as dificuldades que o público com deficiência visual tem para ter acesso às obras em braille ou audiolivros.

Portal Livro Acessível - Auxiliar pessoas com deficiência visual a adquirir livros em formatos acessíveis, direcionando as demandas para as editoras brasileiras e fomentando a leitura inclusiva e a democratização do acesso à informação. Esse é o objetivo do Portal do Livro Acessível, lançado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em julho de 2017 com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal.

A iniciativa pretende difundir os princípios preconizados pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), para beneficiar especialmente os cerca de seis milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual. Por meio da plataforma, criada em linguagem acessível, o usuário interessado em obras literárias pode fazer sua solicitação diretamente às editoras detentoras dos direitos de publicação que integram o portal. São as próprias empresas as responsáveis em proceder com a produção e a venda dos títulos solicitados, segundo os critérios estabelecidos pelo TAC. A editora é a responsável por efetivar a entrega do livro solicitado e poderá cobrar, no máximo, o mesmo valor de capa da versão física da obra.

Facilitação no atendimento - Antes do compromisso firmado com o Ministério Público Federal, a pessoa interessada em adquirir um livro em formato acessível precisava solicitar a obra diretamente à editora sem um canal específico de atendimento ou controle em relação ao prazo de fornecimento. Com a plataforma online, isso muda pois as empresas que não atenderem à solicitação estarão submetidas a uma série de sanções previstas no TAC.

Íntegra do Termo de Justamento de Conduta