Notícias
Alunos aprendem o braile em oficina sobre tecnologias
Quarenta alunos do 3º período de Licenciatura em Pedagogia participaram nesta quarta (5) de uma oficina de iniciação ao braile sob o prisma da tecnologia assistiva. A aula fez parte da disciplina Tecnologias e Educação, ministrado pela professora Nathalia Fernandes.
"Sendo o braile uma tecnologia de quase 200 anos que revolucionou a leitura e escrita das pessoas cegas, tirando muitas da condição de invisibilidade, não podemos falar de computação sem antes falar no sistema", pontuou a transcritora Dina Melo, do Núcleo de Educação Especial (Nedesp).
Durante o momento, os alunos aprenderam os pontos do alfabeto, a lógica de sua composição e arriscaram as primeiras palavras, com punção e reglete (o kit necessário para a escrita manual).
Também manusearam as células, livros acessíveis (contêm braile, caracteres em tinta e ampliados) e as lupas para pessoas com baixa visão - material que compõe o acervo pedagógico do setor.
Descrição: na foto 1, duas alunas manuseiam livro infantil acessível na carteira. Ambas têm cabelos lisos, longos e castanhos e usam óculos. As páginas mostram o desenho da Turma da Mônica e um mapa do Nordeste contornado em alto relevo.
Na foto 2, detalhe de uma mão feminina que segura o punção sobre a reglete e o papel. As unhas pintadas de vermelho-escuro.
Na foto 3, um rapaz sentado na carteira posiciona a lupa manual sobre a folha da colega. Ambos vestem camisas pretas em que se lê "Pedagogia" na altura do peito.
Fotos: Nathalia Fernandes