Estudante cria impressora Braille que responde a comando de voz
O usuário digita pelo computador, envia um arquivo de texto pelo celular ou dita as palavras, e o conteúdo é impresso automaticamente em alto relevo.
O usuário digita pelo computador, envia um arquivo de texto pelo celular ou dita as palavras, e o conteúdo é impresso automaticamente em alto relevo.
No trabalho, ela reivindica mais igualdade e oportunidades no meio acadêmico
Parar em frente a um quadro, admirá-lo por alguns minutos e ver todos os detalhes da pintura. É assim que você imagina a experiência em um museu?
Parar em frente a um quadro, admirá-lo por alguns minutos e ver todos os detalhes da pintura. É assim que você imagina a experiência em um museu?
No mês dedicado à inclusão, o campus 1 da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, abre nesta quinta (5), às 8h, no auditório da Reitoria, o seu I Congresso de Inclusão e Acessibilidade – Realidades e Perspectivas.
Até o dia 16 de setembro, os exibidores precisam ter atingido a meta de 35% das salas dos grandes complexos
Poder público deverá, obrigatoriamente, fornecer exemplares em Braille em todos os estabelecimentos de ensino
O leitor já deve ter visto em alguma postagem no Facebook, a hashtag #PraCegoVer antecedendo uma descrição da imagem que vem logo abaixo. Esse é um movimento criado pela baiana Patrícia Jesus, mais conhecida como Patrícia Braille.
Os adolescentes utilizaram materiais como bolinhas, pedras, gravetos e algodão — para que, pelo tato, fosse possível diferenciar cada território.
Num mundo povoado de apelos visuais, duas pessoas contam como ressignificaram a vida que levavam antes da cegueira e apreender o mundo por outros sentidos
Fenômeno da internet, jornalista Marcos Lima migra das palestras para a plataforma social para desmistificar, com humor e reflexão, como é a vida da pessoa com deficiência visual
Primeira escola para deficientes visuais do Estado supera crise e amplia leque de serviços especializados na capital
Personagem da Turma da Mônica virou protagonista em novo livro: 500 instituições de ensino receberão a obra "Como Dorinha Vê o Mundo"
É o Lego Braille Bricks. Famosos em todo o mundo, bloquinhos de montar ganham versão em braille para ajudar na alfabetização de crianças com deficiência visual
Eder Camargo pesquisa formas não visuais de ajudar no ensino da matéria. Ele perdeu visão aos 9 anos e hoje tem pós-doutorado pela Unesp.
Um anel, que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, permite às pessoas com deficiência visual a ler livros comuns (ou seja, sem o Braille)
O Núcleo de Educação Especial (Nedesp) realizou, na manhã desta quarta-feira (10), na Sala de Reuniões do CE, a sua primeira capacitação em linha Braille.
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação anunciou o lançamento do novo site Passe Livre para as pessoas com deficiência que possuem direito à gratuidade nos transportes interestaduais possam se cadastrar ou renovar o cadastro.
Rodrigo Pires de Lima, estudante de doutoramento nos Estados Unidos, desenvolveu um projecto que combina tecnologia já existente e ecolocalização, permitindo a um cego tocar ao vivo sem recurso a Braille
Fundação que imprime livros no sistema aumentou produção em 82% para atender demanda de livros didáticos em Braille
A foto de uma mulher com bengala de deficiente visual olhando para um celular foi amplamente divulgada na internet, com vários usuários de redes sociais sugerindo que ela estaria fingindo ser cega.
Quais serão o entendimento e o tratamento prevalentes no senso comum em relação a pessoas cegas? Como a sociedade lida com a visão e com a cegueira? Quais concepções fundamentam a postura da sociedade ante esses sujeitos?