Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OPPA é Finalista Brasileiro no EQUAA AWARDS 2019

OPPA é Finalista Brasileiro no EQUAA AWARDS 2019

OPPA em Ação - Relato de Experiência concorre a Prêmio Internacional

por NAC publicado: 06/09/2019 15h12, última modificação: 06/09/2019 15h12

O Observatório de Pesquisa e Prática em Administração – OPPA, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, é um dos finalistas do Premio Internacional a la Innovación – EQUAA AWARDS, promovido pela EQUAA, uma acreditadora internacional na área de educação, sediada em Lima, no Peru.

De acordo com informações extraídas da página  <http://innovacion.equaa.org/>, o objetivo do prêmio é reconhecer em nível internacional as instituições de educação superior, com foco na Administração e Negócios, que estejam implementando iniciativas de inovação em relação a seus processos de ensino e aprendizagem.

Em 2018, o OPPA participou do Prêmio Angrad – Inovação em Ensino e Aprendizagem e ficou entre as três melhores práticas de inovação em ensino, cuja proposta teve como título “OPPA em Ação: estratégias para inovação no ensino”.

A indicação para a premiação internacional representa um reconhecimento das ações empreendidas desde 2011, visando a proposição e implantação de um Sistema de Aprendizagem em Ação para a Educação em Administração, projeto que recebeu apoio financeiro do CNPq nos Editais Universal de 2011 e 2014.

O OPPA é um ambiente de aprendizagem ativa e que estimula a integração e reflexão dos alunos e pesquisadores, por meio de ações que potencializam a relação entre a teoria e a prática profissional. Fundado no final de 2014, o OPPA faz parte de uma ação NAC – Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento, grupo de estudos cadastrado CNPQ e vinculado à UFPB. O objetivo geral do projeto envolve a implantação de um sistema de aprendizagem em ação para a Educação em Administração no Brasil, por meio dos seguintes objetivos específicos:

• Caracterizar as dimensões e o processo de aprendizagem dos alunos no contexto do OPPA;
  • Delimitar um processo de formação docente para a difusão de estratégias de ensino em ação no curso de administração;
  • Identificar o nível de autodirecionamento (estratégias de aprendizagem e motivação) e os estilos de aprendizagem dos alunos de Administração no processo de aprendizagem no contexto do OPPA;
  • Analisar as implicações da difusão das estratégias de ensino ativas na prática reflexiva dos alunos;
  • Analisar a contribuição de estratégias de ensino ativas no nível de autodirecionamento dos alunos;
  • Desenvolver novos formatos e objetos de aprendizagem mediados pela tecnologia, a exemplos de aulas em formato multimídia e casos multimídia;
  • Propor itinerários formativos para elaboração de currículos mais flexíveis para a formação de Administradores;
  • Desenvolver um Sistema de Acompanhamento da Aprendizagem Discente – SAAD.

O OPPA oportuniza um ambiente de aprendizagem ativa que estimula a integração e reflexão dos estudantes e pesquisadores ali presentes e auxilia no processo de autoconhecimento e de acompanhamento profissional dos alunos. Localizado dentro da UFPB no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, Campus de João Pessoa-PB, tem uma infraestrutura que abrange uma sala de aula com capacidade para 40 alunos, um ambiente administrativo onde funciona a coordenação do NAC e um almoxarifado.

A equipe responsável é formada pelo professor Anielson Barbosa da Silva, Coordenador e idealizador do projeto, pelas professoras Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo e Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Administração respectivamente, e por outros docentes dos Cursos de Graduação em Administração da UFPB, que contribuem para o desenvolvimento e manutenção das atividades propostas. Também conta com bolsistas de iniciação científica.

A divulgação do vencedor do prêmio ocorrerá no VI Foro Internacional de Acreditación EQUAA 2019 <http://evento2019.equaa.org/>, a ser realizado no período de 28 a 30 de novembro, na FECAP, em São Paulo.