Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Wes Montgomery e Jim Hall – Dois caminhos para a guitarra jazz

Wes Montgomery e Jim Hall – Dois caminhos para a guitarra jazz

Live a respeito da história da guitarra no jazz, com apresentação dos professores Júlio Caliman (UFPB) e Budi Garcia (UNICAMP).
publicado: 27/05/2022 17h09, última modificação: 31/05/2022 17h18

Nesta terça, 31/03 às 20:30h, o Prof. Me. Júlio Caliman, como membro do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU/UFPB), convida o Prof. Dr. Budi Garcia para uma palestra/aula ao vivo falando sobre a importância dos guitarristas Wes Montgomery e Jim Hall na história do jazz e na evolução da linguagem do instrumento. Esta palestra é uma atividade para as turmas de Classe de Guitarra do curso de Licenciatura em Música da UFPB, e também está cadastrada como evento de extensão através da plataforma FLUEX, estando desta forma, aberta a toda a comunidade. Esta é a sétima aula (de uma série de oito), que tratam sobre a história da guitarra no jazz, sendo duas realizadas ao vivo e as demais gravadas e disponibilizadas no canal do LGEMU.

O objetivo geral desta live é apresentar ao público em geral um capítulo importante na evolução da guitarra elétrica dentro do contexto jazzístico, cuja influência teve um alcance muito além do próprio gênero. Além deste, também são objetivos conhecer e identificar as características e inovações trazidas pelos guitarristas Jim Hall e Wes Montgomery, fazendo uma comparação entre o estilo de ambos e sua importância na evolução da guitarra elétrica, tanto no jazz como em estilos correlatos.

Com a palestra, esperamos que os alunos e demais participantes possam ampliar o seu conhecimento, não só do instrumento guitarra elétrica, compreendendo sua importância dentro do jazz, mas também conhecer um pouco mais sobre o gênero em si e algumas de suas particularidades através do impacto dos músicos Jim Hall e Wes Montgomery.

Budi Garcia é doutor em música pela UNICAMP e professor de guitarra nessa mesma instituição. É um profundo conhecedor do instrumento, sua história e ramificações, tanto em sua trajetória no jazz como também na música brasileira. Em 2007 lançou o disco "Azul Marin" Júlio Caliman é mestre e doutorando em música pela Unicamp e possui o Performer's Certificate in Jazz pela Northern Illinois University (NIU). Tocou com a NIU Jazz Lab Band e com o Rodrigo Villanueva Group e em 2008 lançou o disco "Tao Longe... So Far Away...".

Acesse aqui o endereço da live no canal do you tube do LGEMU  e defina lembrete, para ser avisado do início da live.

Live Wes Montgomery e Jim Hall