Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Atividades > TCC > Repositório
conteúdo

Repositório

por Coord. Letras publicado 03/09/2018 10h13, última modificação 14/04/2023 14h15

 

2016

ANDRÉ FILHO, Francisco. O processo de ensino-aprendizagem do gênero carta de solicitação a partir de sequências didáticas.

BARBOSA, Cristina F. Ayres. O cara de fogo: representações do insólito na literatura Pernambucana.

CELESTINO, Ana Paula Bezerril. Letramento literário por meio de contos da tradição oral.

DUARTE, Iolanda de Lima. Da Leitura para a Escrita: uma proposta metodológica para o 6º ano do Ensino Fundamental.

FRANÇA, Maria da Guia Santos de. Os modalizadores discursivos no manual do professor de livros didáticos de Língua Portuguesa.

FIGUEIREDO, Fernanda Batista de. Eros e Tanatos: as pulsões de vida e morte na poesia de Augusto dos Anjos.

LIRA, Thaíse Gomes. A Torre acima do véu: a presença da Distopia na leitura extraescolar de jovens brasileiros no século XXI.

MELO, Ana Paula Apolinário de. Estratégias de coesão: uma análise de produções textuais no ensino fundamental.

MOURA, Luana Edysan. O catolicismo às avessas em Murilo Mendes.

OLIVEIRA, Angélica Nayara Borges de. Letramento no ensino fundamental: uma proposta com o gênero crônica.

OLIVEIRA, Gracekelly de Araújo Soares. Letramento Digital: práticas discentes no Vale do Mamanguape.

SANTOS, Juciara José dos. O gênero textual propaganda no ensino de Língua Portuguesa: um trabalho com turma do ensino médio.

SANTOS, Rosimere Silva dos. As fábulas de Esopo em sala de aula: uma perspectiva teórica e prática.

SILVA, Andresa Dantas da. A produção textual do gênero artigo de opinião no 3º ano do ensino médio: um estudo mediado por Sequências Didáticas.

SILVA, Janaína Soares da. A variação Linguística no Vale do Mamanguape: uma proposta de trabalho com a variação numa Escola Estadual do Vale.

SILVA, Josefa Caroline Xavier da. O Latim no Curso de Letras da UFPB: uma análise da historicidade do curriculum.

VIEIRA, Fábio da Silva. A (re) construção discursiva da história dos(as) negro (as) em redação de vestibulandos.

2017

MOREIRA, Rosicleide Silva. Presença de narrativas orais no cotidiano do povo Potiguara/PB.

SANTOS, Sanderline Ribeiro dos. O mítico feminino das Bruxas de Coqueirinho, Cumade fulozinha e Mãe D’água.

SANTOS, Solange de Cássia Lima dos. Análise crítica as representações da mulher em músicas populares.

SILVA, Danielli Cristine Guilherme da. O ensino da leitura na segunda fase da Educação Fundamental de uma escola estadual indígena do Litoral Norte da Paraíba.

SILVA, Joice Rafaela de Araújo. A construção textual do gênero notícia: uma proposta de ensino de produção escrita.

SILVA, Susana Souza da. O uso das TIC no ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

2018

ANDRADE, Ianny Thalita Marques de. Jorge Luis Borges: Intertextualidades com clássicos greco-latinos.

AQUINO, Analice de Lima. A palavra, uma borboleta pousando no papel: A metalinguagem na poesia de Lúcio Lins.

COSTA, Jacyelle da Rocha. Os gêneros jornalísticos no livro didático de língua portuguesa.

FARIAS, Maely Silva de. Estudo sociolinguístico em letras de canções nordestinas: Uma análise da variação Morfossintática.

GOMES, Gisele da Cruz. Um estudo léxico-semântico da obra Campo Geral.

LIMA, Ana Paula de. A condição feminina em Balada de amor ao vento de Paulina Chiziane.

LIMA, Angélica Costa de. Reflexões sobre a prática de estágio supervisionado no curso de Letras – Percepções de alunos concluintes.

MELO, Joaz Silva de. Revelando os Monstros da Sociedade: As alegorias nos contos de Murilo Rubião.

NASCIMENTO, Edilane do. Variação Linguística: Diferenças lexicais na zona rural e urbana em uma comunidade de Rio Tinto.

NASCIMENTO, Eliana Vasconcelos Medeiros do. Processo, tradução e Edição: Por que discutir a estrutura do texto “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin, no século XXI?

NASCIMENTO, Hugo Fernando da Silva. O fenômeno semântico-argumentativo da polifonia de locutores em reportagens sobre política.

NASCIMENTO, Maria Aparecida da Silva. A função simbólica da metamorfose nos contos "Rique Topetudo" e a "Bela e a Fera"

OLIVEIRA, Mirielen da Silva. O legado de Amândio Sobral à Literatura fantástica Brasileira.

PESSOA, Myrele Farias. A Construção do feminino na personagem Elizabeth Bennet de Jane Austen.

PINTO, Érika Pereira. O gênoro música como recurso didático para o ensino de leitura.

ROSENDO, Giovana Félix Barbosa. Um estudo sobre a pedagogia da variação linguística numa escola de Rio Tinto - PB.

SANTOS, Ana Ruth Camilo dos. A função simbólica dos elementos mágicos e medidores nos contos: "Barba Azul" e "Pele de Asno" de Charles Perrault.

SILVA, Cássia Taynnah Menezes da. Um estudo léxico-semântico da obra Liturgia do Fim.

SILVA, Larissa Gorgonho Soares da. O mito da Cumade Fulozinha: Da comunidade para a escola.

SILVA, Raissa Ferreira da. Tradição e marginalidade na poesia de Bocage.

SILVA, Rivânia Maria da. Hilda Hilst e as tradições líricas em Roteiro do silêncio (1959).

SILVA, Robson Nascimento da. O sujeito melancólico na poesia de Joaquim Cardozo.

SILVA, Rosilene da. Poesia em sala de aula: Uma proposta de letramento literário com o “Livro Arbítrio” de Lau Siqueira.

SILVA, Sanúbia de Santana. A influencia de Mário de Andrade em Carlos Drumond de Andrade: Uma leitura de Os 25 poemas da triste alegria.

SOUSA, Oledla Pimentel de. A contribuição do Conto Fantástico para a formação do leitor literário.

SOUSA, Talita Geisa Silva de. O fenômeno da modalização em editoriais sobre política.

SOUZA, Edlane Silva de. A figuração do corpo erótico da palavra escrita nas novas cartas portuguesas.

SOUZA, Gabriela Kelly de. As multifaces do patriarcado: Uma análise das relações familiares em “Liturgia do fim” de Marília Arnaud.

2019

BANDEIRA, Josivânia de Souza Araújo. A influência da linguagem virtual na escrita escolar: um problema com o qual se preocupar?

CHAGAS, Maria Vanessa Monteiro das. O livro didático de Língua portuguesa no Ensino Médio: uma análise das atividades de leitura. 

CLAUDINO, Maria Luiza Juvêncio. Variação linguística: um olhar analítico acerca do ensino em uma turma de 7º ano de escola pública.

COSTA, Andressa Rayane de Brito Barbosa. Helena multifacetada: uma análise de personagem em contraste a partir das tragédias Helena e Orestes.

FARIAS, Rayanna Lívia Gomes. A coesão textual em relatos de alunos do ensino médio.

LIMA, Mikaele Silva de. Planejamento e estratégias do professor de língua portuguesa na elaboração da atividade avaliativa do aluno surdo.

MOURA, Joseilson Lima de. Uma proposta de letramento literário com narrativas orais potiguara em uma turma de sexto ano do ensino fundamental.

NASCIMENTO, Dauany Neris do. Análise de questões de língua portuguesa no ENEM de 2016, 2017 e 2018.

OLIVEIRA, Laura Maria de Araújo. A argumentação retórica na série How to get away with a murder. 

OLIVEIRA, Maria Eduarda César de. As vozes de Teresas: dores materializadas em discursos populares.

PEREIRA, Gilvânia Ribeiro. Estudo dos Fenômenos Fonológicos na obra Brasil Caboclo de Zé da Luz.

RAMOS, Edson Rodolfo Ferreira. Ações inclusivas para uma aluna surda no Curso de Licenciatura em Letras da UFPB – Campus Litoral Norte.

RAMOS, Leandro da Silva. Canções indígenas potiguara: uma proposta de intervenção para o ensino da literatura.

RAMOS, Poliana Maria da Silva. Argumentação no gênero discurso político: um estudo com os modalizadores discursivos.

RODRIGUES, José Marcos Gomes. A Igreja velha e a Lagoa encantada: território e identidade em mitos potiguara.

ROSENDO, Beatriz Oliveira. As faces do Fantástico brasileiro.

RUFINO, Amanda José. Narrativas de estagiários: Um olhar sobre o Estágio Supervisionado de Letras.

SARAIVA, Victória Azevedo da Silva. A BNCC e o Livro Didático de Língua Portuguesa: um olhar analítico sobre o ensino de gramática.

SÊNA, Tatiane Resende de. Práticas de leitura no Ensino Médio: um olhar para as atividades do livro didático de Língua Portuguesa.

SILVA, Lilian Estefany Ribeiro da. A relação de mediação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula.

SILVA, Renata Veríssimo da. A produção e a circulação de cordéis de autoria feminina na região metropolitana de Guarabira: representatividade e (auto)reconhecimento.

SILVA, Rita de Cássia Pereira da. Sublime e grotesco na ficção romântica de Álvares de Azevedo.

SILVA, Yago Viegas da. A metamorfose do sertão: um estudo da estética sertaneja na poesia contemporânea da Paraíba.

SOARES, Dayanna Miranda. Memória e autobiografia nos poemas de infância de Manuel Bandeira.

2020

 ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A argumentação no gênero petição: um estudo sobre a polifonia enunciativa.

ANDRADE, Leonardo Silva de. O espaço como fator desencadeador da violência nos contos “A coleira do cão” e “O quarto selo (fragmento)”, de Rubem Fonseca / Leonardo Silva de Andrade.

ARAUJO, Layane de Santana. A abordagem de gêneros multissemióticos no livro didático de língua portuguesa: análise de atividades de compreensão leitora.

CALIXTO, Luiz Henrique de Oliveira. Melancolia e Solidão em Frankenstein, ou o Prometeu Moderno.

FELINTO, Yaminne Diniz. O gênero textual artigo de opinião: a função da leitura e da produção textual no desenvolvimento do olhar crítico do aluno.

FERREIRA, Amanda da Silva. A poesia atuante dos aos 60: um grupo revolucionário em meio ao caos.

FRANCA, Raisa Fernanda Silvestre de. As personagens femininas e seus papeis sociais em Dois Irmãos, de Milton Hatoum.

GOMES, Ivanilza Cinesio. Entrelaces do cristianismo e da religiosidade tradicional nas canções do toré indígena potiguara da paraíba: uma análise literária.

LIMA, Izabelle Oliveira Bezerra de. O gênero textual fanfic nas aulas de língua portuguesa.

LIMA, Kessia Kelle Flor de. A crítica literária sobre a lírica de Joaquim Cardozo no Diário de Pernambuco.

LIMA, Lays Adryellen Tavares de. Um olhar psicanalítico sobre as identidades femininas nos contos de fadas “O rei sapo ou Henrique de ferro” e “As fadas”.

LIMA, Vaneide Maria de Luna. Márcia Kambeba e a poesia de autoria indígena em sala de aula: uma proposta para o ensino médio.

MARTINS, Benedita da Silva. A realidade de inclusão de uma aluna surda no curso de Letras da UFPB/Campus IV, Mamanguape/PB.

NASCIMENTO, Francicleide Taysa do. Ensino de língua portuguesa para o aluno surdo: discussões sobre práticas pedagógicas.

NASCIMENTO, Luiz Felipe da Silva. Certidões de óbito da Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo: edição semidiplomática e glossário de causa mortis.

OLIVEIRA, Andreane Pereira de. Assombros do Recife: Branca Dias e o Riacho da Prata.

OLIVEIRA, Danila Melo de. As subversões dos gêneros em Crimes à Moda Antiga, de Valêncio Xavier.

OLIVEIRA, Jacieli Batista de. Análise dos fenômenos fonológicos em produções escritas de alunos do ensino fundamental.

PASCOAL, Alicia Lima. Sob o viés da flora nordestina: a representatividade do regionalismo na lírica de Joaquim Cardozo.

SANTOS, Jaciane Lima dos. O funcionamento semântico-pragmático de elementos dêiticos em charges sobre a reforma da previdência.

SANTOS, Janaina Pontes dos. O protagonismo feminino em Anne de Green Gables.

SANTOS, Milenia da Silva. Uma reflexão sobre o esfacelamento familiar em “João e Maria” e “O pequeno Polegar”.

SANTOS, Taina de Moura. A maldição da eternidade: a tendência ao infinito nos contos de Murilo Rubião.

SILVA, Alexandre Tomaz da. O gênero meme como objeto de aprendizagem: contribuições teórico-metodológicas para o ensino de língua portuguesa.

SILVA, Clécia Vitória Araújo da. O papel do professor na formação do aluno leitor: uma questão de letramento escolar.

SILVA, José Danilo Andrade da. A flutuação ortográfica nos assentos de batismos dos filhos livres de escravos da freguesia de Mamanguape-PB do século XIX.

SILVA, Lucelia Barbosa da. Declamando uma voz do Nordeste: uma proposta metodol[ogica com o gênero cordel para o ensino médio.

SILVA, Magna Fidelis da. Pedagogia da variação linguística: estratégias utilizadas por estagiários do curso de Letras.

SILVA, Renan Ferreira da. O cânone e a historiografia literária nas antologias de poetas bissextos de Manuel Bandeira.

SILVA, Rita de Cassia Virgínio da. O espaço literário em teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa.

SILVA, Vanessa Santos da. Argumentação no gênero projeto político pedagógico: o uso dos modalizadores discursivos.

SOUSA, Isadora Catarina Maurício de. O gênero textual infográfico: leitura de um texto multimodal por alunos do 8° ano do ensino fundamental.

XAVIER, Roseli de Almeida. Literatura de autoria feminina afro-brasileira: o racismo e o sexismo presente no conto “Maria” de Conceição Evaristo.

2021

SILVA, Deborah Nayara Guilherme da. A palavra escrita como salvação: Uma análise das personagens femininas em Carta À Rainha Louca de Maria Valéria Rezende

2022

CAVALCANTE, André Felipe Gomes. Literatura Moçambicana: O grito de liberdade na poesia de Noémia de Sousa

ARAUJO, Edna Braz de. Os sonetos em Novos Poemas, de Vinicius de Moraes: Transição e Experimentação

OLIVEIRA, Livia Henrique de. O Maravilhoso nos Lais de Maria De França: A figura da fada-amante na personagem feminina Dama de Avalon

NETO, Luiz Cândido de Oliveira. A abordagem de aspectos semânticos nos livros didáticos de ensino médio

TEIXEIRA, Manoel Victor Campos. Propagandas Sadia e Nescau: Uma análise comparativa dos elementos de composição da semiose

DUARTE, Mikaela Carneiro. Programa Residência Pedagógica em Língua Portuguesa: A importância da relação entre teoria e prática na formação docente.

GOMES, Sabrina Lima. A compreensão de estudantes acerca da intertextualidade na Redação do ENEM

OLIVEIRA, Sonaly Keila Gomes de. Programas de Iniciação À Docência e suas contribuições para a formação do professor de português

SILVA, Alex Santos Coêlho da. Educação em tempos de pandemia de Covid-19: Experiências de tradutores/as e intérpretes de LIBRAS com alunos/as surdos/a no ensino superior.

SANTOS, Gabriele Fidelis dos. O tratamento da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise da coleção Novas Palavras (2016).

SOUZA, Girleny Almeida de. Ensino superior em tempos de pandemia de Covid-19: Experiências de professores/as com estudantes surdos/as.