Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor convidado realiza experimento durante aula de Estatística do PPGECAM

Professor convidado realiza experimento durante aula de Estatística do PPGECAM

publicado: 06/11/2019 15h04, última modificação: 06/11/2019 15h04

Aula de estatística 25_10 II.jpgNa aula de Estatística e Planejamento de Experimentos da última sexta-feira, 01 de novembro, o professor convidado Rogério Peruchi realizou um experimento junto aos alunos para melhor compreensão da teoria sobre Projeto de Experimentos, conteúdo apresentado por ele na aula anterior e objeto de sua expertise.

O experimento constou de um modelo de helicóptero confeccionado de papel com alguns cortes e dobraduras, denominado de "papercóptero". O objetivo do experimento foi de medir por quanto tempo o helicóptero ficaria no ar antes de ir em direção a um alvo que foi marcado no piso da sala de aula. Também buscou-se mensurar a qual distância o objeto cairia do alvo. A figura abaixo mostra o esquema básico do experimento.

Aula de estatística 01_11.jpg

Ao final do experimento, os alunos elaboraram um relatório onde constavam os resultados obtidos e a discussão a respeito desses resultados. Foi utilizado durante a análise o software Minitab 17 para a elaboração dos gráficos necessários.

A aula, o roteiro do experimento e as análises cobradas nos relatórios estão apresentados no arquivo da aula logo abaixo:

Apresentação_Planejamento de Experimentos (Por Rogério Peruchi).pdf