Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novo livro do LAT publicado

Novo livro do LAT publicado

publicado: 08/04/2021 19h13, última modificação: 08/04/2021 19h13

livro.jpg

No último dia 04 de abril, foi publicado mais um livro fruto de uma parceria do LAT com seus colaboradores e com apoio da UFPB. Intitulado Distúrbios Osteomusculares na Indústria: a construção de uma escala de desconforto, de autoria de Jonhatan Silva, e coautorias de Leila Gontijo, Antonio Bornia e Luiz Silva, o livro contém a seguinte sinopse:

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) têm se mostrado um problema de saúde ocupacional. Em alguns casos, Diagramas do Corpo Humano vem sendo utilizados para que trabalhadores possam indicar a localização e a intensidade das dores osteomusculares. Esse livro apresenta a aplicação do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para desenvolver uma métrica capaz de expressar o nível de desconforto osteomuscular em trabalhadores de uma indústria de calçados com base nos seus sintomas de dor autorrelatados. Para tanto, esse livro apresenta técnicas psicométricas e estatísticas para analisar estes sintomas tão recorrentes nas mais diversas atividades laborais.

Sobre os autores:

Jonhatan Magno Norte da Silva é professor da Universidade Federal de alagoas (UFAL). Possui graduação, mestrado e doutorados em Engenharia de Produção na área de Ergonomia. Tem atuado na área de métodos quantitativos aplicados às áreas de Higiene, Segurança do Trabalho e Ergonomia.

Leila Amaral Gontijo é professora do Programa de Pós-Graduação em engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Desenho industrial, mestrado e doutorado em Ergonomia.

Antonio Cezar Bornia é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Engenharia Mecânica e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção. Tem atuado na aplicação da TRI a problemas de engenharia.

Luiz Bueno da Silva é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). é licenciado em Ciências e Matemática com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção. Tem atuado na construção de modelos matemáticos com aplicação em engenharia humana.

Para mais informações sobre como adquirir o livro, entrar em contato com o professor Jonhatan Silva pelo endereço de e-mail jonhatan.silva@delmiro.ufal.br.