Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aula de Estatística é ministrada por professor convidado especialista em Planejamento de Experimentos
conteúdo

Notícias

Aula de Estatística é ministrada por professor convidado especialista em Planejamento de Experimentos

publicado: 28/10/2019 12h41, última modificação: 28/10/2019 12h41

Aula de estatística 25_10.jpg

Na aula de Estatística e Planejamento de Experimentos, ofertada pelo PPGECAM e ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Bueno, da última sexta-feira, 25 de outubro, tivemos a participação do Prof. Dr. Rogério Santana Peruchi (Lattes). O Prof. Rogério é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), possui mestrado e doutorado pela mesma Universidade, possui pós-doutorado em Planejamento de Experimentos também pela UNIFEI e, atualmente atua como professor adjunto da UFPB. 

Aula de estatística 25_10 II.jpgEm uma aula diferenciada ele compartilhou um pouco das suas experiências como planejador de experimentos em diversas empresas nas quais prestou serviços, deu uma breve introdução sobre o tema Planejamento de Experimentos e auxiliou no uso de algumas ferramentas computacionais utilizadas nesse tipo de estudo, a exemplo do Minitab. 

O Minitab é um programa de computador proprietário voltado para fins estatísticos. É muito utilizado nas universidades nos cursos introdutórios de estatística. Também é utilizado em empresas num nível mais avançado de utilização, tendo funções mais específicas voltadas para gerenciamento. Sua interface é parecida com a de uma planilha eletrônica como Microsoft Excel ou Calc do OpenOffice mas com a capacidade de executar análises estatísticas complexas.

Para facilitar a utilização do software Mnitab, Edgar Yoshida, aluno de mestrado de Engenharia Urbana do PPGECAM/UFPB, elaborou um guia do Minitab da versão utilizada na aula.

Guia de Utilização do MiniTab 17 (Por Edgar Yoshida)

Para visualizar a aula completa do Prof. Dr. Rogério Peruchi, clique no arquivo abaixo:

Uma Breve Introdução ao Projeto de Experimentos (Por Rogério Peruchi).pdf

A aula terá continuidade na próxima sexta, 01 de novembro, com a realização de experimento e coleta de dados em sala de aula para melhor fixação do aprendizado.