Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A doutoranda Elamara Vieira tem artigo publicado na revista Building and Environment
conteúdo

Notícias

A doutoranda Elamara Vieira tem artigo publicado na revista Building and Environment

O artigo trata da influência da qualidade ambiental do local de trabalho sobre a incidência de sintomas físicos e psicológicos em unidades de terapia intensiva (UTIs)
publicado: 27/09/2016 11h41, última modificação: 27/09/2016 11h44

Intitulado "The influence of the workplace indoor environmental quality on the incidence of psychological and physical symptoms in intensive care units", o artigo da doutoranda Elamara Vieira, do professor Luiz Bueno e do mestre em Engenharia de Produção Erivaldo Lopes foi publicado na renomada revista Building and Environment.

O presente estudo teve como objetivo investigar o risco de queixas sintomatológicas resultantes da exposição a variáveis de qualidade ambiental interna em UTIs e determinar o risco de exposição causada pela interação dessas variáveis. Nove UTIs na cidade de João Pessoa foram selecionadas e, durante três dias consecutivos, temperatura, ruído, iluminação e medições da qualidade do ar foram coletadas. Simultaneamente, 128 profissionais foram entrevistados para avaliar suas percepções de satisfação com a saúde e condições associadas com o meio ambiente.

O risco de exposição a condições ambientais adversas foi estimada utilizando redes Bayesianas. Os resultados indicaram que as UTIs estavam nos limites das normas de higiene previstas para o setor; os empregados que trabalham tinham uma probabilidade de 42,2% de experimentar sintomas físicos associados com desconforto ambiental e uma probabilidade de 45,3% de experimentar sintomas psicológicos associados com desconforto ambiental. As variáveis com maior impacto sobre a saúde das profissionais eram variáveis de temperatura, que foram estimadas usando a classificação média prevista pela norma ISO 7730/2005.

A interação entre atributos ambientais em um cenário de risco indicou que a temperatura ambiente pode afetar outras variáveis ambientais que afetam a saúde das profissionais. Assim, o risco decorrente de um ambiente desconfortável não é simplesmente a soma dos riscos individuais para cada atributo; ao contrário, é o resultado da sinergia entre as variáveis mensuráveis e percebidos.

Leia aqui o artigo completo.