Notícias
Profa. Dra. Emília de Rodat Fernandes Moreira: Sua contribuição para a Geografia
Graduada em geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Emília de Rodat Fernandes Moreira não parou por aí, foi até Paris para continuar seus estudos na área, tendo formação Maîtrise em Geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre , mestrado em Analyse Regionale et Amenagement de l'Espace pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), doutorado em Estudos da América Latina - Área Geografia, pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) e Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).
Sempre com o foco na geografia humana e no desenvolvimento rural, a Profa. Dra. tem contribuído muito nas áreas da geografia agrária, geografia do trabalho e geografia da saúde, atuando em temas como a luta pela terra, reforma agrária, assentamentos rurais; espaço, trabalho e saúde, entre muitos outros.
Com um currículo extenso, Emília é autora de diversos livros, capítulos publicados em livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Além disso, já coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão.
Em 1998 a Profa. Dra. criou o LOGEPA, Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba, que divulga o estudo de temas que contribuam com o ensino da geografia, sobretudo, de temas vinculados à Paraíba e ao Nordeste.
De acordo com o artigo “O Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA) na UFPB e o ensino de geografia da Paraíba”, dos autores Paulo V. N. Freitas, Maria K. G. da Silva Xavier, Maria F. A. R. Moreira, “as principais metodologias utilizadas no LOGEPA são: com relação ao ensino, aulas expositivas; oficinas de trabalho; confecção de materiais didáticos; com relação à extensão, a organização de Trilhas; participação dos alunos bolsistas nas escolas”.
No dia 09 de Julho a Profa. Dra. Emília de Rodat Fernandes Moreira fará uma live de abertura da série ‘Geografia da Paraíba’ no canal do GENAT no YouTube falando um pouco mais sobre a história do LOGEPA às 14h.
Para não perder essa live, já se inscreva no canal do GENAT clicando aqui, ative as notificações e não deixe de seguir no instagram, clicando aqui.