Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigos do GENAT publicados no SINAGEO

Artigos do GENAT publicados no SINAGEO

O XIII SINAGEO, realizado entre os dias 15 e 19 de novembro de 2021, contou com dois artigos publicados por membros do GENAT.
publicado: 23/05/2022 12h34, última modificação: 23/05/2022 14h41

O XIII SINAGEO, realizado entre os dias 15 e 19 de novembro de 2021, com o tema geomorfologia: complexidade e interescalaridade da paisagem, contou com dois artigos publicados por membros do GENAT.

O primeiro deles tratou do Mapeamento da Fragilidade Potência Natural do Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar, que teve como pesquisadores, a mestranda Luana Mariz e o Prof. Saulo Vital. O artigo teve o objetivo realizar o mapeamento da fragilidade ambiental potencial natural sob a delimitação dos municípios de Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, Jardim do Seridó e Parelhas, que constituem o Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar. Na oportunidade, foram adotados vários graus de instabilidade. O referido estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que será defendido ainda esse ano.

O segundo artigo, tratou do Mapeamento e Caracterização Geomorfológica do Município de São Bento, no Semiárido Paraibano, elaborado por Anderson Santos e colaboradores. O artigo foi elaborado com vista de ser pioneiro, pois São Bento é uma localidade com ausência de trabalhos nessa temática. O mapeamento foi feito a partir da interpretação dos mapas de declividade, hipsometria, orientação das vertentes, dados sobre a litologia e o índice de dissecação do relevo, considerando as variáveis morfométricas do relevo. Os resultados obtidos fundamentam a importância do mapeamento geomorfológico, que pode ser fundamental para estudos que visam definir a vulnerabilidade do meio ambiente, uso e ocupação do solo, análises de risco e processos erosivos.