Você está aqui: Página Inicial > Contents > Monitoramento > Boletim Meteorológico: 18 de Junho
conteúdo

Notícias

Boletim Meteorológico: 18 de Junho

publicado: 18/06/2021 22h37, última modificação: 30/06/2021 14h13
Confira a situação meteorológica para esta sexta-feira (18/06) e a previsão para os próximos dias.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (AESA), a sexta-feira 18/06/2021 começou com uma nebulosidade que deverá permanecer variável devido às nuvens baixas que se propagam do Oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste e poderá favorecer a ocorrência de chuvas esparsas entre o Litoral e o Agreste paraibano. Nas demais regiões, deverão ocorrer chuvas localizadas entre a tarde e a noite, principalmente no Sertão e Alto Sertão.

A partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as análises dos principais Modelos Numéricos de Previsão do Tempo, especialmente dos diversos campos meteorológicos do Modelo Numérico COSMO indicam os seguintes destaques na Previsão da Chuva Acumulada: para Região Nordeste do Brasil (NEB), há previsão de chuvas intensas, com acumulados entre 30 e 50 mm, acompanhadas eventualmente por rajadas de vento no norte do Maranhão e nos litorais do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte (noroeste), Paraíba (litoral sul), Pernambuco e Alagoas (litoral norte). Baixas umidades relativas do ar,entre 30 e 20%, podem ocorrer no sudoeste da Bahia. Para os próximos dias é de chuvas esparsas na Região Leste do NEB principalmente sobre o estado da Paraíba como mostram as imagens:

 Figura 1

Figura 1. Modelos Numéricos de Previsão do Tempo entre os dias 18 a 24/06/2021.

De acordo com os Modelos ECMWF e GFS ao longo da semana a nebulosidade irá se dissipar ocasionando chuvas esparsas ao longo da costa leste do estado. Esperam-se chuvas de moderadas a fracas para essa localidade em análise que é a cidade de João Pessoa.

 Figura 2

Figura 2. Modelo ECMWF e GFS para precipitação de João Pessoa – PB.

De acordo com a Figura 2, há probabilidade desse acumulado de nuvens avançarem para cima da costa leste da Paraíba, porém com poucas chances de ocorrência de chuvas intensas, visto que, como analisando os modelos a precipitação irá se dissipar ao longo da semana. Espera-se que ao longo da semana poderão ocorrer diversos fatores que modifiquem as condições da atmosfera.