Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XIV Festival do Japão na Paraíba em “Conexões nativas”
conteúdo

Notícias

XIV Festival do Japão na Paraíba em “Conexões nativas”

A 14ª edição do Festival comemora os 15 anos da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB) através de um formato mais longo. Além do final de semana na Usina Cultural Energisa, nos dias 21 e 22 de setembro, o evento acontece no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, entre os dias 17 e 20.
publicado: 06/09/2019 11h05, última modificação: 16/09/2019 11h03

cartaz-XIV-Festival-21ago20192-724x1024.jpg

Paraíba (ACBJ-PB) através de um formato mais longo. Além do final de semana na Usina Cultural Energisa, nos dias 21 e 22 de setembro, o evento acontece no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, entre os dias 17 e 20. A extensão do evento para o campus 1 se deve às sugestões da Reitoria, empenhada na política de internacionalização através da cooperação universitária entre as federais do nordeste e a Universidade Sôka de Tóquio.

Grafismos de pintura corporal dos Potiguara e Tabajara, da cultura local, e estampas dos kimono Ainu (Hokkaido) e Uchinanchû (Okinawa), extremos norte e sul do Japão, ilustram a temática 2019: “Conexões Nativas”. Do acervo do Consulado Geral do Japão destacam-se os artefatos de sua cultura nativa e os grupos Hatsuhinode e Iakekan – do Projeto de Extensão Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latino-Americana (Musicola) – apresentam um repertório musical, cantando as línguas nativas do Japão e da América do Sul.

O laço acadêmico se estreita com a celebração da ACBJ-PB, lançando o e-book “Cultura japonesa: conexões, expressões e memória” sob diversos temas: intercâmbio universitário, de Iure Paiva; Haidel (Haikai no suporte do cordel), de Janaína Lira; imigrantes na Paraíba, de Alice Satomi; memória diaspórica, de Victor Kanashiro; Kyudô, arte do arco e flecha, de Sônia B. de Sá; ilustrações infantis, de Neide Medeiros; literatura, de Lailsa Ribeiro; e cinema de Koreeda, de Mari Sugai. Segundo Alice Lumi, a ideia do tema Conexões Nativas surgiu ao apreciar as pesquisas de Sônia B. de Sá, que aproxima a cultura dos arqueiros entre japoneses e potiguaras, e de Victor Kinjô com seu devir indígena em relação à sua cultura ancestral “uchinanchu”.

Na programação matutina da UFPB, oficinas, ou workshops e projeções de filmes comentados por especialistas como João de Lima, Luiz Magalhães e Cláudio Brito. A partir das 17h00, palestras e apresentações musicais, paralelas às oficinas dirigidas, geralmente, ao público infanto-juvenil. Ver programação atualizada em http://acbjpb.org/2019/09/03/xiv-festival-do-japao-na-paraiba/ e teaser: https://we.tl/t-xqFmnfEnga; https://www.youtube.com/watch?v=9z-L892TD7Y

Na programação na Energisa destacam-se, ademais da exposição do Consulado, os shows completos das atrações musicais vindas de São Paulo, que, também, ministrarão oficina e palestras. O espetáculo “Murá [aldeia]” (imagens em https://www.dropbox.com/s/vvrjxaj5bj6qwsu/projeto%20mur%C3%A1%20-%2003%20-%20portugues-03-todas-em-alta.pdf?dl=0) concilia cantigas tradicionais japonesas e seus arquétipos à cultura brasileira contemporânea, concebido por Kenia Muraoka (canto e dança), Rodrigo Bragança (guitarra) e Rubens Oliveira (coreógrafo). O show “O mundo é um” – de Victor Kinjo (compositor e cientista social) com participação de Eduardo Colombo (músico-ator) ver https://www.youtube.com/watch?v=qzDso5TkjjQ – apresenta o universo transcultural com canções do primeiro disco, que foi indicado ao prêmio da Música Brasileira 2018.

Inscrições gratuitas nas oficinas e workshops por ordem de chegada e, também, no site: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

Release: http://www.ccta.ufpb.br/labeet/contents/noticias/xiv-festival-do-japao-na-paraiba-em-201cconexoes-nativas201d

Alice Lumi Satomi (diretora cultural da ACBJ-PB e coordenadora do Musicola) alicelumi@gmail.com; tel.: 3252.1445; 99914.2334.