Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento de livro sobre fluxos musicais e diaspóricos.
conteúdo

Notícias

Lançamento de livro sobre fluxos musicais e diaspóricos.

publicado: 15/04/2018 09h39, última modificação: 28/05/2018 10h19
Etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil.

Etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil.

No ano de comemoração do 110º aniversário da imigração japonesa, a editora Prismas lança o livro sobre a música nipônica transterritorial. A autora é professora do Departamento de Educação Musical e líder do Laboratório de Estudos etnomusicológicos (Labeet) da UFPB, onde desenvolve a linha de pesquisa Sons e Territorialidades e o Projeto Cultura Oriental. A ilustração da capa é de Flávio Vieira Barros. A jornalista e historiadora Célia Oi apresenta: “tese defendida em 2004 [na UFBA], detalha diferentes aspectos [...]. De um lado, o instrumento musical, [...] as escolas e os compositores. De outro, as circunstâncias históricas e socioculturais dos grupos musicais nipo-brasileiros (todos de São Paulo), enfocando os praticantes da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, o grupo Miwa-kai e a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa” (2009).

A compositora e etnomusicóloga Kilza Setti (2009) prefacia: “Não será exagero destacar a importância e o pioneirismo de seu trabalho. Cabe ainda ressaltar [...] a abundância de dados e a exatidão com que são apresentados, além do envolvimento e compromisso com disciplinas afins, como Antropologia, Sociologia, Organologia, História Antiga e Contemporânea do Japão. Atenção a questões, como políticas de imigração, e seus problemas imanentes: preconceitos, posturas discriminatórias, buscas de construção e restauração de identidade, na terra de adoção. Todas essas questões estiveram presentes, sempre subjacentes a uma experiência de constante diálogo com as comunidades nikkei do Brasil e suas atividades musicais.

Para aquisição do livro http://www.editoraprismas.com.br/musica-para-koto-historias-do-dragao-confabulando. Lançamento do livro dia 16 de junho, às 19h00 na sede sociocultural da ADUF-PB, em João Pessoa. Aguarde lançamentos em Campinas, São Paulo, Salvador e Recife, seguindo o http://www.ccta.ufpb.br/labeet, onde se encontram arquivos complementares da tese original.

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

SUMÁRIO ATÉ ABSTRACT

APÊNDICES:

APÊNDICE 1 - Fotos

APÊNDICE 2 - Letras

APÊNDICE 3  - Notação

APÊNDICE 4 - Análise

APÊNDICE 5 - Transcrições

APÊNDICE 6 - Repertório

APÊNDICE 7 - Documentos

APÊNDICE 8 - Bibliografia

APÊNDICE 9 - Escolas

APÊNDICE 10 - Entrevistas

APÊNDICE 11 - Campo

 

___________________________
Link da editora - http://www.editoraprismas.com.br/musica-para-koto-historias-do-dragao-confabulando