Notícias
Relatório da Unesco destaca a UFPB entre as cinco líderes em depósitos de patentes
A cada cinco anos, o Relatório de Ciência da UNESCO fornece uma atualização das tendências na governança na área de ciência. Lançado no último dia 11 de junho, o relatório 2021 tem como tema “A Corrida Contra o Tempo por um Desenvolvimento Mais Inteligente: Visão Geral e Cenário Brasileiro”.
Com um capítulo dedicado ao Brasil, o relatório analisa as tendências de inovação tecnológica, ressaltando o papel das Universidades. A UFPB é destaque, pois está entre as 10 maiores depositantes de pedidos de patentes junto ao INPI no período 2013-2018. A UFPB é a terceira universidade federal e a quinta universidade do país que mais depositou patentes.
O relatório capta o crescimento recente e robusto da UFPB neste início de século, fato que foi reconhecido no Prêmio de Inovação da Clarivate no mês de maio.
Entre outros dados apresentados no Relatório, observa-se que cerca de 80% dos países investem menos de 1% do PIB em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e 80% da produção global de energia continua baseada em carvão, petróleo e gás. Os gastos com ciência em todo o mundo aumentaram (+ 19%) entre 2014 e 2018, assim como o número de cientistas (+ 13,7%), entretanto os Estados Unidos e a China, respondem por quase dois terços desse aumento (63%). Mais informações sobre a importância dos investimentos em ciência e tecnologia podem ser vistas aqui.
Fonte: Unesco e DPI/INOVA-UFPB.