Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Projetos inovadores da UFPB na EXPOTEC 2019
conteúdo

Notícias

Projetos inovadores da UFPB na EXPOTEC 2019

por Cleverton R. Fernandes publicado: 05/11/2019 12h01, última modificação: 05/11/2019 12h01
Exibir carrossel de imagens Integrantes da Equipe de Inovação Tecnológica em Saúde (ELITS-UFPB) na Expotec 2019.

Integrantes da Equipe de Inovação Tecnológica em Saúde (ELITS-UFPB) na Expotec 2019.

Nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro ocorreu, em João Pessoa-PB, a EXPOTEC 2019. Evento que contou com a participação de projetos e inovações tecnológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além dos projetos iT Girls, ELITS-UFPB, LabTEVE, Carro de Competição Elétrico (CEAR/UFPB) e Computação Integrativa do Campus IV, foram apresentadas tecnologias inéditas como o:

1) “Extrator piezoelétrico portátil para enzimas”, que possibilita as funções simultâneas de sonoluminescência, de espectrofotometria e análise de imagens ou filmagens digitais de enzimas orgânicas;

2) “Multianalisador portátil para análises fotométricas, turbidimétricas, nefelométricas e fluorimétricas”, e

3) “Dispositivo para medições colorimétricas baseada em imagens digitais”, capaz, por exemplo, de averiguar as propriedades de bebidas como seria o caso da autenticidade de um vinho ou whisky, bem como sua origem, idade, teor alcóolico, entre outros detalhes dos componentes que o compõe.

Essas duas últimas tecnologias podem ser facilmente incorporadas a qualquer smartphone, via aplicativo (app), e efetuar as referidas análises de forma segura, prática, barata e com resultado imediato.  Mais tecnologias como essas podem ser vistas em nosso portfólio (aqui)!

Fonte: CCT/DIEBT/INOVA-UFPB.