Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Pela primeira vez na história a UFPB é 1ª lugar em patentes
conteúdo

Notícias

Pela primeira vez na história a UFPB é 1ª lugar em patentes

Pela primeira vez na história uma universidade federal do Nordeste é primeira colocada no Brasil em depósito de patentes de invenção tecnológica!
publicado: 14/11/2019 11h12, última modificação: 18/11/2019 17h07
Exibir carrossel de imagens A UFPB é Campeã em depósito de patentes de invenções, de acordo com o INPI.

A UFPB é Campeã em depósito de patentes de invenções, de acordo com o INPI.

Após a criação da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), em 2013, e por meio do embasamento legal das Resoluções CONSUNI Nº 008/2014 e Nº 018/2017, os esforços de disseminação da cultura da proteção das propriedades intelectuais na comunidade acadêmica, bem como o respectivo engajamento dos pesquisadores, e a dedicação da equipe da Diretoria de Propriedade Intelectual da INOVA-UFPB em redigir, depositar e gerir os títulos patentários desta UFPB permitiu um crescimento sustentável e virtuoso até que em 2018 batemos dois recordes: pela primeira vez na história uma universidade federal do Nordeste ultrapassou os 90 depósitos de pedidos de patentes anuais e, ao mesmo tempo, foi a melhor colocada no ranking de depositantes residentes (nacionais) de patentes de invenção! Para se ter uma ideia a Petrobrás S.A. ficou em quarto lugar! 

De acordo com o Diretor Presidente da INOVA-UFPB, Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, “não lembro quando a UFPB foi primeira colocada em algum ranking, acho que essa foi a primeira vez na história desta instituição que ultrapassamos as gigantes UFMG, UFRJ, USP e UNICAMP! É um trunfo inédito e estamos muito orgulhosos, mas sabemos que ainda há muito a fazer, principalmente nas nossas ações de transferência, licenciamento tecnológico e incubação de empresas. Estamos apenas começando! Com o apoio certo podemos avançar e fazer a Paraíba, por meio da UFPB e da UFCG, uma liderança internacionalmente reconhecida em termos de pesquisa e inovação tecnológica de ponta! Um celeiro de startups!”.  

Após a Resolução CONSUNI Nº 002/2019 a INOVA-UFPB tem dedicado todos os esforços para estruturar e institucionalizar a Incubadora Empresarial de Base Tecnológica da UFPB por meio da cooperação dos Centros e Órgãos Suplementares. O primeiro Núcleo de Incubação está em fazer de estruturação no Hospital Universitário e receberá os primeiros móveis e equipamentos na próxima semana. Na ocasião o Presidente Executivo da EBSERH, General Oswaldo de Jesus Ferreira, fará uma visita para apreciar as iniciativas promovidas pela INOVA-UFPB em prol de novas empresas inovadoras na área dos cuidados com a saúde.  

Fonte: DPI/INOVA-UFPB.