Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Pacto pela Inovação UFPB assina termo de parceria com Farol Digital

Pacto pela Inovação UFPB assina termo de parceria com Farol Digital

A Universidade é a primeira instituição de ensino superior da Paraíba signatária do movimento.
publicado: 09/10/2023 14h31, última modificação: 09/10/2023 14h36
Pacto pela Inovação.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formalizou, na manhã desta quinta-feira (21), a participação no Hub de Inovação da Cidade de João Pessoa, o Farol Digital. O Pacto Pela Inovação foi assinado pelo Reitor Prof Valdiney Gouveia, e inseriu oficialmente a UFPB instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada que integram um ecossistema de inovação com o objetivo de transformar a capital paraibana em um expoente em termos de inovação e empreendedorismo, estimulando ideias e fomentando as empresas locais.

A assinatura ocorreu na presença da Vice-reitora Liana Filgueira, da Presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) Kelly Gomes da Silva, do Gerente da Agência Sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Cláudio Soares; da Analista do Sebrae Rafaella Catão, da Agente Local de Inovação Aline Oliveira, da Consultora Jurídica do Sebrae Ceará, Fernanda Carvalho; e da Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa, Danyele Raposo.

A Universidade tem participado do Hub desde o início de seu planejamento junto ao Sebrae-PB, e teve representantes desde as primeiras reuniões para estruturar e elaborar a proposta e as ações a serem operacionalizadas.

A expectativa é que o hub seja um ecossistema de inovação produtivo que visa desenvolver e melhorar soluções, fortalecer e promover conexões com startups, investidores e clientes. Para isso, conta com a participação de atores do ecossistema de inovação local, como organizações, instituições ligadas à educação, órgãos governamentais e da iniciativa privada, nomeados de eixos .Gov (governo), .Com (empresas), .Org (instituições de fomento), e .Edu (instituições de ensino). A UFPB integra o eixo da educação do Farol Digital.

Para o Reitor da UFPB, mais do que visibilidade, a inserção oficial da universidade na rede de inovação configura uma ação propositiva da instituição no trabalho por um estado mais forte. Ele acredita que o trabalho de expertise da universidade em diversas áreas, unido ao talento empreendedor do Sebrae e os diversos outros atores do hub só tem a favorecer a sociedade.

“No sentido de estarmos promovendo inovação, tecnologia, inserção da universidade na sociedade, no mercado produtivo. Então para a universidade é o único caminho que resta, caminhar cada dia mais para abrir as suas portas para a sociedade e para o mundo empreendedor”, disse Prof. Valdiney Gouveia.

A presidente da Inova, Kelly Gomes, explica que a inserção da UFPB nessa rede possibilita mais parcerias e conexões para o desenvolvimento tanto econômico quanto social do Estado, com foco no fortalecimento da Paraíba como destaque no cenário de inovação e de empreendedorismo e fomento a criação de novos empreendimentos sustentáveis, vinculado às demandas locais, regionais e nacionais.

“O papel da UFPB é primordial para que a gente tenha uma interação maior entre a academia e a sociedade, e ao mesmo tempo vai possibilitar que a nossa comunidade discente possa vivenciar uma realidade do mercado muito antes de terminarem a graduação, então, com certeza, vamos possibilitar que os nossos profissionais saiam daqui cada vez mais gabaritados para atuar no mercado, e com demandas reais”, disse a Profa. Kelly Gomes.

A expectativa é que a formalização da UFPB como um dos atores ligados à inovação e à transformação por meio do hub Farol Digital deve fortalecer ações e projetos de extensão já existentes. A Profa. Kelly aponta o breve lançamento do programa Jovem Programador, que possibilitará a capacitação em programação, fortalecendo a cadeia de T.I de João Pessoa.

“Outra ação é um projeto Inovação e Educação Empreendedora tanto para alunos da rede de escola pública de João Pessoa, como também para nossos alunos de programação. Outras ações previstas são a estruturação de laboratórios para receber as demandas da sociedade empreendedora, e temos também ações vinculadas ao fomento para criação e consolidação de startups através de capacitações, mentorias, entre outras ações. São várias possibilidades, além dessas podemos destacar prospecção de projetos junto com as empresas que fazem parte do hub Farol Digital” explicou a Profa. Kelly Gomes.

Cláudio Soares, gerente da unidade de atendimento do Sebrae Sul e coordenador do projeto de ecossistemas de inovação, destaca o papel da Agência UFPB de Inovação Tecnológica como potencial da UFPB na oferta de soluções para o mercado local.

“A Inova já é algo que chama atenção hoje pela forma que a gente observa a universidade se relacionando com o mercado. Quando a gente vê iniciativas de editais nos quais a universidade se coloca à disposição para que os alunos tenham um trabalho de conexão com o mercado, isso é muito relevante pra gente. Acho muito relevantes também os polos Embrapii, então a universidade é estratégica por todo este arcabouço que tem de ofertas de inovação dentro do Estado, e para o mercado é fundamental estar conectado”, disse Soares.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins