Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > INOVA-UFPB obtém R$ 4 milhões para construção de Centro de Inovação (CEITec)

INOVA-UFPB obtém R$ 4 milhões para construção de Centro de Inovação (CEITec)

O Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas (CEITec) será o mais novo ambiente de inovação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A proposta submetida pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA UFPB) foi aprovada Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio do Edital - Seleção Pública de propostas para o apoio financeiro a Centros de Inovação.
publicado: 19/09/2022 15h36, última modificação: 19/09/2022 15h36
INOVA aprova recurso para construção da CEITec-PB.

O Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas (CEITec) será o mais novo ambiente de inovação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A proposta submetida pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) foi aprovada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio do Edital - Seleção Pública de propostas para o apoio financeiro a Centros de Inovação. A UFPB receberá em torno de R$ 4 milhões para construção e operacionalização do CEITec sob a coordenação da INOVA-UFPB.

O projeto foi aprovado juntamente com outras 17 propostas do Brasil, sendo a única da Paraíba. Apenas os Estados de Pernambuco e Ceará também foram contemplados no Nordeste. O projeto consiste na construção e operacionalização de um prédio, complementar a estrutura atual da INOVA-UFPB, que permita a mobilização e integração dos atores relevantes do ecossistema de inovação da área metropolitana de João Pessoa e do Estado. Será um espaço catalisador e difusor de parcerias, acordos, pesquisa e prototipagem, junto a empresas dos setores públicos e privados. Para iniciar suas atividades, o CEITec estabeleceu parceria com as empresas BBX, GMI, Agromin, Next Level, Vsoft e Inovathys, além das startups incubadas pela INOVA-UFPB: YBY Inovações Biotecnológicas, a MindSun – Monitoramento Inteligente de Energia e a DisAnti – Dispositivos Antivirais.

O projeto possui o apoio institucional da Fapesq-PB, Sebrae Paraíba e do empreendedor Thiago Lucena. Este projeto consolida e amplia a atuação da INOVA-UFPB, que entre os anos de 2017 e 2020, se manteve entre as líderes de depósito de patentes nacionais e obteve por duas vezes o título de campeã nacional em depósitos de patentes (Ranking INPI 2019 e 2020). Nos últimos anos foram mais de 25 patentes concedidas e mais de 05 tecnologias licenciadas. A Diretora-Presidente da INOVA-UFPB, Prof. Drª. Kelly Gomes afirma que “a implantação do Centro de Inovação CEITec vai ao encontro das necessidades regionais, possibilitando um local onde sejam consolidadas ações que permeiem a inovação e o fomento do empreendedorismo com vistas a impulsionar a introdução de produtos, processos e empreendimentos inovadores na economia local, regional e nacional, mediante a mobilização e integração dos atores relevantes do ecossistema de inovação. O CEITec apoiará a estruturação e o desenvolvimento de empreendimentos de base científica e tecnológica e a promoção de networking para negócios entre a academia e o setor produtivo disponibilizando espaços para a instalação de empresas, incubadora de negócios, espaços dedicados a pesquisa e a inovação, além de disponibilizar toda a infraestrutura laboratorial de pesquisa e desenvolvimento da UFPB e seu portfólio de expertises, através de convênios com o propósito de inovar e empreender”.

O CEITec abrigará e terá incubadora de startups de base tecnológica da Agência; coworking, salas de reunião e videoconferência; espaços e ambientes flexíveis para estruturação de unidades de P&D e permissionários; disponibilidade de uso do laboratório compartilhado de fabricação digital, designer e prototipagem; salas de aprendizagem, mini auditório e auditório central; coffee shop e espaços de convivência e bem-estar; salas administrativas e de parceiros, entre outros espaços para o desenvolvimento de projetos inovadores e o fomento ao empreendedorismo.

Fonte: INOVA-UFPB.