Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > I Seminário de Escrita Científica da Pós-Graduação

I Seminário de Escrita Científica da Pós-Graduação

Seminário focado na escrita de documentos científicos e tecnológicos, como é o caso das patentes. Ocorreu no dia 13 de dezembro de 2019 no Auditório do "Bolo de Noiva" (CT/UFPB).
por Cleverton R. Fernandes publicado: 12/12/2019 10h36, última modificação: 17/12/2019 09h36
Exibir carrossel de imagens Palestra sobre Redação de Patentes.

Palestra sobre Redação de Patentes.

O I Semináro de Escrita Científica da Pós-Graduação da UFPB teve palestra sobre redação de patentes. Programação completa aqui

LOCAL:  Auditorio do Prédio "Bolo de Noiva" do Centro de Tecnologia da UFPB (Campus I).

DIA E HORÁRIO:  Das 8h até às 18h do dia 13/12/2019.

INSCRIÇÕES: gratuitas e realizadas no App SYMPLA (procurar por "I Seminário de Escrita Científica").

PALAVRA DOS ORGANIZADORES:

A pós-graduação (PG) brasileira é o principal motor da pesquisa nacional para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação do país? Você sabia que, segundo o relatório Research in Brazil, produzido em 2018 pela Clarivate Analytics, uma das principais empresas do mundo focadas em análise de dados para a ciência, ocupamos a 13a. posição no ranking mundial na publicação de artigos científicos? Por outro lado, nosso impacto de citações ainda é baixo em relação à media mundial. Isto significa que podemos e devemos melhorar! Parte deste sucesso depende da escrita científica de excelência.

Ao longo das últimas décadas, a PG esteve majoritariamente concentrada em formar mestres e doutores que viriam a permear todo o sistema acadêmico do país. Hoje, ele cresceu e está bastante amadurecido. Grande parte deste avanço é creditado à atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em sua missão de expandir e consolidar a PG no país. Recentemente, mais precisamente em outubro de 2018, a Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011 - 2020) elaborou uma proposta de aprimoramento do Modelo de Avaliação da Pós-Graduação atualmente em vigor.

Uma questão crucial levantada pela Comissão apontou que o sistema atual de avaliação da PG atingiu um ponto de esgotamento, visto que novas demandas da comunidade científica e da sociedade em geral emergiram. Notou-se, por exemplo, que a internacionalização dos programas de pós-graduação, a transferência de tecnologia e o impacto científico-social das pesquisas são quesitos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) carentes de aperfeiçoamento.

As motivações que fundamentaram a organização do I Seminário de Escrita Científica da Pós-Graduação da UFPB, em associação ao evento satélite de mesmo nome para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM provieram das seguintes necessidades: expandir a capacidade de os PPGs desenvolverem comunicação científica de alto impacto; discutir meios de acelerar a internacionalização dos PPGs e despertar o interesse da comunidade para a escrita científica. Com efeito, esses tópicos alinham-se às proposituras da nova Avaliação Multidimensional da CAPES, a qual busca, entre outros objetivos, renovar o Sistema Qualis de avaliação de periódicos.

Na realidade, o I SEC tem seu nascedouro na disciplina de Produção Científicado PPGEM. Esta disciplina foi implementada com o objetivo de conduzir nossos futuros mestres e doutores para novos patamares no que concerne à escrita científica de alto impacto. Durante o semestre, um seminário havia sido planejado onde grupos de alunos seriam desafiados a escrever papers com alto grau de qualidade. Porém, sem perdero foco principal, a ideia de um seminário meramente localizado alargou-se de tal modo que culminou na proposta de organização de um seminário maior que alcançasse todos os nossos PPGs. Diante disso, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) vislumbrou uma excelente oportunidade de interação entre nossos PPGs que ora se concretiza.

O I SEC UFPB conta com o apoio institucional não apenas da PRPG, de laboratórios da UFPB e parceiros externos que, gentilmente, trarão algumas boas surpresas para você. Preparamos uma grade de programação voltada principalmente à escrita científica de alto impacto, mas não deixamos de incluir temas aderentes que agregam valor aos nossos PPGs. Tentamos agregar pessoas com diferentes formações para conversar sobre internacionalização, inglês para a vida acadêmica, redação de patentes, cientometria, produção de artigos científicos, entre outros, além de participações especiais virtuais de pesquisadores respeitados na área da escrita científica. Adicionalmente, o evento incorpora sessões técnicas do PPGEMonde alunos oriundos da disciplina "Produção Científica" apresentarão aqueles artigos supracitados.

Agradecemos a todos os que se voluntariaram e se empenharam para fazer do I SEC UFPG um grande sucesso. Em particular, agradecemos aos nossos colegas, pesquisadores, pós-graduandos e jovens cientistas que, diariamente, fazem da ciência um compromisso de vida. Esperamos que o evento seja gratificante para você e que ele traga novidade e estímulo para a sua carreira científica. Mais ainda, que ele imprima um novo horizonte para a sua capacidade de comunicar ciência. Neste findar do calendário acadêmico, aproveitamos também para lhe desejar votos de felicidade e sucesso para o vindouro ano de 2020.

Prof. Gustavo Oliveira(Coordenador do Evento) & Prof. Abel Lima (Coordenador do PPGEM.