Notícias
Diretor Presidente da INOVA-UFPB participa de solenidade de adesão de empresas ao EXTREMOTEC
Diretor Presidente, Prof. Dr. Petrônio Filgueiras A. Filho, da INOVA-UFPB participa de solenidade de adesão de empresas ao Polo Tecnológico da Paraíba
As tecnologias protegidas a partir da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) poderão, por meio da Diretoria de Incubação Empresarial de Base Tecnológica (DIEBT) e da Diretoria de Transferência e Licenciamento Tecnológico (DTLT), respectivamente, integrar ao grupo de empresas do Polo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (EXTREMOTEC) ou ser incorporadas às empresas instaladas nesse Polo Tecnológico.
Na quinta-feira, dia 30 de setembro, foi realizada a entrega dos certificados para as primeiras 34 empresas que aderiram ao Polo. O evento ocorreu na Estação Ciência do Cabo Branco e foi provido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura, a SECITEC.
A UFPB foi oficialmente representada, no lugar da Reitora, pelo Diretor Presidente da INOVA-UFPB, Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho. Na ocasião, Prof. Petrônio enfatizou a importância do EXTREMOTEC para o desenvolvimento do Estado da Paraíba, além de externa o irrestrito apoio da universidade por meio de seus Grupos de Pesquisa para a formatação de um modelo de Polo que dialogue com a UFPB e que demande à ela a produção de inovações tecnológicas que irão expandir o mercado nos seus diversos segmentos.
Ao longo da solenidade, o Prefeito Luciano Cartaxo informou que "o EXTREMOTEC é uma das ações de sua gestão visando transformar a economia da cidade, ampliando a inserção de João Pessoa no mapa das cidades tecnológicas do País com a consequente geração de mais emprego e renda". Entre as ações correlatas a essa iniciativa é possível mencionar a Olimpíada Brasileira de Robótica recentemente realizada na Estação Ciência e o Congresso e Feira de Exposição Tecnológica (EXPOTEC) a ser realizado em breve.
O EXTREMOTEC, criado em dezembro de 2017 pela Câmara Municipal, é a primeira iniciativa, no âmbito de João Pessoa-PB, que reúne um agrupamento de empresas, instituições, universidades e a Prefeitura da Capital visando o desenvolvimento tecnológico, a constituição de centros de pesquisa, estudos, desenvolvimento e difusão das ciências e das tecnologias. Além disso, tem por finalidade apoiar e incentivar o crescimento de Startups e Spinoffs.