Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Diretor da INOVA ministra conferência em evento internacional do CCS
conteúdo

Notícias

Diretor da INOVA ministra conferência em evento internacional do CCS

Workshop Comemorativo aos 20 anos do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Administração e Informação em Saúde e Enfermagem (GEPAIE) ocorrido no Auditório Professor Humberto Nóbrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um evento internacional focado no tema central “Gestão, Informação e Tradução do Conhecimento em Enfermagem”.
por Cleverton R. Fernandes publicado: 14/11/2023 16h30, última modificação: 14/11/2023 16h30
Exibir carrossel de imagens Conferência - Prof. Dr. Cleverton Fernandes.

Conferência - Prof. Dr. Cleverton Fernandes.

Entre os dias 13 e 14 de Novembro de 2023 ocorreu o Workshop Comemorativo aos 20 anos do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Administração e Informação em Saúde e Enfermagem (GEPAIE) no Auditório Professor Humberto Nóbrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um evento internacional focado no tema central “Gestão, Informação e Tradução do Conhecimento em Enfermagem”. O evento contou com a participação da Profa. Dra. Valéria Mendonça (UnB), da Profa. Dra. Belinda Nicolau (McGill University/Canadá), da Profa. Dra. Quan Nha Hong (McGill University/Canadá), do Prof. Dr. José Luís Guedes dos Santos (UFSC), da Profa. Dra. Anna Karolina de Carvalho Abreu (HULW/UFPB) e do Prof. Dr. Cleverton Rodrigues Fernandes, Diretor de Propriedade Intelectual (DPI) da INOVA-UFPB.

 

Na oportunidade o Diretor da DPI, Dr. Cleverton Fernandes, proferiu a Conferência sobre “Boas Práticas em Gestão de Dados em Saúde” aos docentes, discentes e técnicos-administrativos presentes na manhã do dia 14 de Novembro juntamente com a coordenação da Profa. Dra. Maria Bernadete de Sousa Costa e da Profa. Dra. Stella Costa Valdevino, ambas da UFPB.

 

Na fala do Diretor foram apresentadas as ações mais recentes da INOVA-UFPB na área de Saúde, além das estratégias de geração de novas tecnologias e das formas de proteção das respectivas propriedades intelectuais envolvidas. Também foram apresentadas ferramentas auxiliares para o sucesso das soluções tecnológicas nascentes e alternativas de fomento, licenciamento, aceleração, tração e financiamento por editais ou investidores-anjos. Outro ponto importante tratado foi em termos do adequado tratamento dos dados e das informações confidenciais ocorridas nas execuções de pesquisas e desenvolvimentos na área da saúde. A conferência foi finalizada com a apresentação das novas tecnologias de inteligência artificial, big data e outras novidades tecnológicas em uso no Hospital Universitário da UFPB e apresentado pela Profa. Anna Karolina.

 

De acordo com o Diretor Cleverton Fernandes “oportunidades como essas favorecem a disseminação da cultura da inovação e a desmistifica, atraindo novos talentos e aguçando o espírito visionário dos nossos jovens”. A DPI, ao longo dos anos, tem mantido uma agenda periódica de promoção e participação em eventos com esse fim desde 2013 e, conforme completa o Diretor, “esse evento também serve para comemorar os 10 anos da Agência [INOVA-UFPB], afinal esse ano não teremos edição da Premiação de Inovação Prof. Delby Fernandes e acho importante relembrar que no dia 12 de Dezembro de 2023 fecharemos uma década de funcionamento da INOVA”. A Resolução CONSUNI Nº 41/2013 aprovou a criação da INOVA-UFPB, um marco histórico da UFPB.

 

Fonte: INOVA-UFPB.

Fotos: Prof. Stella C. Valdevino e Prof. Cleverton R. Fernandes (arquivo pessoal).