Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Com grande envolvimento da comunidade universitária, UFPB e Agência INOVA participam do NEON 2024

publicado: 10/06/2024 10h34, última modificação: 10/06/2024 11h07

Mais de 300 expositores, 100 horas de atividades e um público aproximado de 20.000 pessoas, entre estudantes, professores, gestores públicos, empresários e agentes de inovação, oriundos de vários estados do Brasil. Os números grandiosos dão a dimensão do Nordeste ON - NEON 2024, reconhecido como o maior encontro de inovação e empreendedorismo da região, que teve início quinta-feira (6), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, esteve entre as autoridades convidadas para o painel que deu início ao NEON 2024. Além de acompanhar a solenidade de abertura, ela visitou o estande institucional da Universidade no evento e conheceu os espaços das startups incubadas na Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova). A Vice-reitora também cumprimentou estudantes, docentes e técnicos-administrativos que receberam cortesias de acesso, como o professor Francivaldo dos Santos Nascimento que, com outros seis docentes do Campus III (Bananeiras), trouxeram 50 alunos para participarem do evento.

“O evento fala de empreendedorismo, de inovação e de tecnologia, tudo a ver com a Universidade Federal da Paraíba, que tem essa visão atualizada de instituição de ensino, que incentiva um ambiente de inovação. Nossa instituição já liderou o ranking de depósito de patentes e foi reconhecida como a Universidade que mais cresceu neste cenário nos últimos dez anos”, afirmou a Vice-reitora, lembrando também que o Webometrics Ranking of the World Universities posicionou, neste ano, a UFPB como a terceira melhor universidade do Nordeste.

No espaço institucional da UFPB, os visitantes obtiveram mais informações sobre os projetos inovadores vinculados à unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) sediada na Universidade, assim como aprenderam um pouco mais sobre as empresas juniores vinculadas à Pró-reitoria de Extensão (Proex) e sobre as invenções desenvolvidas pelos pesquisadores-inventores da UFPB. Em exibição no estande, estão produtos cosméticos à base de matérias-primas nativas ou exóticas que são facilmente encontradas na flora local, como explica a técnica de laboratório Karla Oliveira.

“No Laboratório de Tecnologia Cosmética, produzimos, por exemplo, xampus e condicionadores com algaroba, e batons com cajá, que é um fruto típico aqui da nossa região. Em seguida, fazemos testes com voluntários para verificar a eficácia desses produtos e patenteá-los. Nosso objetivo é justamente trazer essa inovação com materiais locais que, em certas ocasiões, são descartados, são considerados resíduos, e os transformamos em produtos com valor agregado”, explica a técnico-administrativa.

Entre as startups incubadas na UFPB participantes do NEON 2024 está a MindSun, que oferece soluções de eficiência energética para indústrias a partir de algoritmos de inteligência artificial. A ideia inovadora nasceu enquanto Richard Bivar, aluno egresso do curso de Engenharia de Energias Renováveis e atual CEO da startup, participava de um projeto de extensão da UFPB. Em 2021, ano em que teve início a execução do programa de incubação da Universidade, ele recebeu o convite para participar do processo seletivo e, a partir da mentoria oferecida pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), sua ideia saiu do papel.

“A Inova sempre foi uma base muito forte para nós, fornecendo apoio, mentoria e subsídio para tocarmos o negócio. Além disso, o conhecimento do corpo técnico do INOVA relacionado a negócios, tecnologia e inovação nos trouxe visões novas para pensarmos além da caixa e melhorarmos nosso produto. Somos muito gratos, também, pelas conexões que a Inova gerou junto a grandes players”, afirmou o empresário.

A expertise da Inova/UFPB no ambiente de inovação, que possibilitou o desenvolvimento da MindSun, é reconhecida não apenas no interior dos campi da Universidade, mas, sobretudo, fora deles. Por esse motivo, na quinta-feira (6), dois representantes da Agência participaram de debates no NEON 2024: o Diretor de Transferência e Licenciamento Tecnológico da Agência, professor Rafael Beirigo, foi um dos convidados do painel “Agronegócio de Baixo Carbono”; e a atual Diretora-Presidente da Agência, Profa. Kelly Gomes, falou no painel “Desafios e oportunidades para o ecossistema de inovação paraibano”. Na ocasião, a Diretora-Presidente comentou sobre a necessidade de alinhamento entre os entes públicos para promover um desenvolvimento uniforme em ciência, tecnologia e inovação.

“É necessário que existam políticas públicas que venham a fortalecer essas empresas [startups] ao ecossistema. Sem esse alinhamento das instituições de ensino superior com as instituições de ensino básico, os governos e as políticas públicas, o desenvolvimento é esporádico. Precisamos de desenvolvimento uniforme e transformador para um futuro cada vez mais sustentável”, afirmou a professora Kelly.

A UFPB esteve presente em mais um painel temático na sexta-feira (7), segundo e último dia do evento. Na ocasião, o aluno egresso do curso de Engenharia de Energias Renováveis e atual CEO da MindSun, Richard Bivard, foi um dos palestrantes no painel “Como empresas, startups e instituições públicas têm atuado no desenvolvimento da inovação e sustentabilidade”, com a presença de representante do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins