Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA LANÇA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA MANDIOCULTURA – PD-APLM
conteúdo

Notícias

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA LANÇA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA MANDIOCULTURA – PD-APLM

publicado: 27/09/2019 18h36, última modificação: 27/09/2019 18h36

Em cerimônia que contou com a presença da Magnífica Reitora da UFPB Profa. Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, da Vice-Reitora Profa. Dra. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Srs. Jonildo Cavalcanti, Eduardo Loureiro, Claúdio Brasileiro e Marília M. de Araújo representantes das Secretárias de Estado da Agricultura Famíliar e Desenvolvimento do Semi-Árido (SEAFDS/PB), Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP/PB), Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE/PB), Sr. Antônio Gomes da Silva (Prefeito de Mari-PB) e Sr. Severino Ramos (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari/SMDEA/MARI-PB), Sr. Sildo Alves de Moraes (Secretário de Agricultura de Santa Rita-PB), Sr. Santiago Santino dos Santos (Secretário de Agricultura de Alagoinha-PB), Sr. Adelaido de Araújo Ferreira (Engenheiro Agronômo/SMDEA/MARI/PB), Prof. Dr. Adailson Pereira de Sousa (IDEP/CCA/UFPB), Maria Gorete Figueiredo (IDEP/UFPB), Prof. Dr. Paulo Cavalcanti Filho (representante do Plano de Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais /PLADES/UFPB), Dr. Manoel Bandeira de Albuquerque (Diretor do CCA/UFPB), Dr. Antônio de Mello Villar (Diretor do CT/UFPB), Dr. Otávio Machado Lopes de Mendonça (Diretor Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba/IDEP/UFPB), Dr. Carlos Alberto de Almeida Gadelha (Diretor Científico, Tecnológico e de Integração com a Sociedade/DCTIS/IDEP/UFPB), Dra. Marisete Fernandes de Lima (Diretora Administrativa e Financeira/DAF/IDEP/UFPB), Srs. André Luiz da Silva, Maria Regina da Silva Xavier, Dayirson Ribeiro Rodrigues, Sabiniano Araújo Rodrigues e Luzidelson Rodrigues (IFPB), Representantes de Prefeituras, Sra. Rita de Cássia A. de Sena (Sertãozinho-PB), Sra. Marianne Góes (Programa JP Cidade Criativa/João Pessoa-PB), Sr. Antonio Francisco de Macêdo (Rio Tinto-PB), Sr. João Tadeu de Lima Oliveira e Sra. Tiane F. Mangueira Farias (Companhia Nacional de Abastecimento/CONAB-PB), Sr. Elson Soares dos Santos (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária/EMPAER), Sr. Luciano Holanda (SEBRAE),Sr. Tarcisio Silva de Freitas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Srs. Daniel Diniz, Izidro Soares, José Sávio Vieira de Sá, Emanuel Moreira Ferreira e Adezilto Batista de Sousa (Banco do Nordeste do Brasil), além de representantes de associações e cooperativas de produtores rurais e estudantes da Universidade de Vechta na Alemanha; realizada na ultima terça-feira (24 de setembro de 2019), às 10h00, no Auditório da Reitoria. A Universidade Federal da Paraíba (UFPP) juntamente com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB) fez o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Mandioca da Zona da Mata Norte e do Brejo Paraibano 2019-2025 (PD-APLM).

Na mesma ocasião, parceiros e participantes assinaram a Carta de Mari, assumindo o compromisso de promover uma discussão conjunta para criação de uma Câmara Temática Setorial para o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Mandiocultura, nas regiões da zona da mata norte e do brejo paraibano, tal propositura reafirmou a importância do fortalecimento da Governança dos Arranjos Produtivos Locais da Agroindústria Familiar do Estado da Paraíba. Até a definição da estrutura de governança a ser adotada para execução do PD-APLM, que deve ser instituída até o mês de outubro, as articulações e interlocuções do arranjo produtivo continuarão sendo feitas através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura Municipal de Mari (SMDEA/MARI/PB) em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB).

Durante o seu discurso, que abriu o evento, a Magnífica Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, enfatizou o pioneirismo e o protagonismo da UFPB, através do IDEP e do CCA junto com a Prefeitura de Mari, na concepção do Plano de Desenvolvimento do APL da Mandiocultura da Zona da Mata Norte e Brejo Paraibano, ora lançado e, que irá contribuir para um novo desenho econômico deste importante segmento da atividade agrícola paraibana. Em seguida, o PD-APLM foi apresentado pela Dra. Maria Gorete Figueiredo, que juntamente com o Professor Adailson Pereira de Sousa (CCA/IDEP/UFPB) compõem o grupo de trabalho de mandiocultura da UFPB.

Ao término da apresentação do PD-APLM, o Sr. Eduardo da Silva Félix, representante dos produtores de mandioca ressaltou a importância do PD-APLM para o desenvolvimento da cultura da mandioca no Estado da Paraíba. O Sr. Severino Ramos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura de Mari, em discurso emocionado agradeceu a Reitora da UFPB e sua equipe pela excelência do trabalho desenvolvido na elaboração do PD-APLM, que segundo ele contempla plenamente a integralidade do uso da mandioca dentro dos preceitos atuais da economia circular. O Secretário concluiu afirmando que espera num futuro próximo, ouvir alguém dizer que “Na Paraíba, no brejo e no litoral, a gente está fazendo até farinha de mandioca, porque o resto está fazendo tudo!”.

Representando o CCA/UFPB, o Sr. Diretor, Dr. Manuel Bandeira destacou ser motivo de orgulho do CCA ter feito parte da elaboração do PD-APLM, contribuindo para a melhoria da cultura da mandioca no Estado da Paraíba. Na sequência, o Sr. Antônio Gomes, Prefeito de Mari-PB, enalteceu a cultura da mandioca como fonte de renda para fomentar não somente o sustento, como também, uma vida digna ao agricultor. Representando o Banco do Nordeste, o Sr. Superintendente Emanuel Moreira Ferreira preconizou o papel do Banco do Nordeste como patrimônio nordestino que através do ETENE e dos editais do PRODETER estão em consonância com o apoio ao desenvolvimento do APL da Mandioca. O Sr. Jonildo Cavalcanti representando a Secretária Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semi Árido (SEADFS/PB), destacou a reativação do Projeto Cooperar e da importância do estudo e da tecnologia como ferramentas para desenvolver a agricultura familiar de forma a sair de uma agricultura de subsistência para uma de existência com dignidade e qualidade de vida. Falou ainda da existência de recursos do BID na ordem de 320 milhões para, junto com os parceiros, subsidiar projetos da agricultura familiar nos próximos 3 (três) anos. A Sra. Roseane Gonçalves da Central de Comercialização da Agricultura familiar de João Pessoa, colocando a Central de Comercialização à disposição dos propósitos do PD-APLM, destacou a importância da agricultura familiar e que o PD-APLM vem a fortalecer e criar vida para a cadeia produtiva já existente da mandioca.

Por fim, O Diretor Presidente do IDEP/UFPB, Dr. Otávio Machado Lopes de Mendonça, concluiu agradecendo pelas contribuições dos parceiros e presença de todos no evento, afirmando que a UFPB, através do IDEP, continuará apoiando não somente a cultura da mandioca, como também o desenvolvimento de outras culturas agrícolas e atividades agropecuárias, a exemplo da piscicultura, cujo plano de desenvolvimento já se encontra sendo feito conjuntamente com a SEDAP/PB.

O PD-APLM lançado adveio de uma coalizão de forças iniciada pela Prefeitura Municipal de Mari, por meio da sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, e de diversas parcerias institucionais e da sociedade civil organizada em favor do desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Mandioca da Zona da Mata Norte e do Brejo Paraibano.

O Plano tem como finalidade precípua subsidiar tecnicamente as ações do APL da Mandioca, por meio da realização de pesquisas, estudos e da organização de informações sobre as aglomerações produtivas de mandioca existentes nas regiões da Zona da Mata Norte e do Brejo Paraibano, destacando-se aquelas com características específicas de Arranjo Produtivo Local e centradas em parâmetros da Economia Circular. O Plano propõe ainda o alinhamento e a interação das diversas instituições públicas e para públicas que atuam na promoção dos Arranjos Produtivos Locais na Paraíba, pleiteando, por meio da cooperação multi institucional, a efetivação dos programas e das políticas de apoio ao APL da Mandioca.

Entre os APLs da Paraíba, o da Mandioca na Região da Zona da Mata Norte e do Brejo Paraibano, é um aglomerado, que se destaca duplamente pela sua importância, quer para a região, quer para a atividade econômica do Estado. O APL abrange, atualmente, 11 municípios, a saber, Alagoinha, Araçagi, Jacaraú, Mamanguape, Mataraca, Mari, Pilar, Santa Rita, Rio Tinto, Sertãozinho e Sobrado. Municípios de outras microrregiões paraibanas já demonstraram interesse em participar do referido plano de ação.

O Plano tem como finalidade apresentar os principais aspectos do APL da Mandioca nas regiões, considerando-se os fundamentos teóricos e metodológicos desenvolvidos nas etapas dos 13 Projetos que o integram, de forma que possibilitem subsidiar aos órgãos de planejamento e gestão no que tange à formulação de políticas públicas e propostas de ações integradas voltadas para o fortalecimento desse arranjo.

A elaboração deste Plano se fundamentou principalmente nos resultados de ampla discussão pelo Fórum da Mandioca, em torno do desenvolvimento do APL da Mandioca, considerando as 21(vinte e uma) instituições apoiadoras locais e regionais.

Essas iniciativas vêm favorecendo a criação de um espaço mais propício ao desenvolvimento do setor produtivo, em virtude de uma série de estudos e pesquisas promovidos, e por meio de debates em seminários, fórum e palestras, sugestões e demandas para apoiar, tecnológica e comercialmente, produtores e empresários.

No ano 2018 em que se constituiu o Fórum, várias instituições locais se reuniram e propuseram um planejamento definindo algumas estratégias para o desenvolvimento do setor, tais como: realização de pesquisas direcionadas para a produção agrícola (solos e raízes), estabelecimento de mecanismos de cooperação entre órgãos, empresários e produtores.

Dentre algumas instituições que participaram da constituição desse plano têm-se a UFPB, que por meio do IDEP concebeu a elaboração do Plano, juntamente com Centro de Ciências Agrárias-CCA e a Prefeitura Municipal de Mari. A lista de parcerias institucionais que já fazem parte do PD-APLM são as seguintes: Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB); Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semi-Árido (SEAFDS/PB), Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP/PB); PROJETO COOPERAR; Banco do Nordeste; SEBRAE; SESCOOP; SENAR; EMPAER; EMBRAPA; FAMUP; AGHENDA (ONG); COPAF; Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural; Cooperativas e Associações Rurais e da Agricultura Familiar. O IFPB, campus de Santa Rita irá aderir ao Plano nos próximos dias.

O Documento apresentado é composto de 13 projetos formulados com base na metodologia 5W2H, e que compreendem:

  1. Revitalização da cultura da mandioca no estado da Paraíba;

  2. Produtividade da cultura da mandioca;

  3. Tecnificação no cultivo de mandioca;

  4. Elaboração do diagnóstico da cadeia produtiva da mandioca nas regiões da Zona da Mata Norte e Brejo Paraibano;

  5. Ampliação e melhoramento da produtividade da fabricação dos subprodutos da mandioca;

  6. Implantação de agroindústria (cozinha industrial) para produção de gêneros alimentícios à base de mandioca

  7. Formulações de ração animal à base de mandioca;

  8. Implantação de agroindústria de polvilho azedo e polvilho doce granulado e goma para tapioca, com sustentabilidade ambiental;

  9. Adequação da agroindústria (Casa de Farinha) para produção de farinhas especiais e farofas;

  10. Implantação da Unidade de Referência / Banco de Sementes na produção de mandioca do Projeto Reniva;

  11. Criação de uma infraestrutura laboratorial de serviços tecnológicos;

  12. Marketing promocional de incentivo ao consumo da mandioca e seus produtos;

  13. Criação da Central de Compras.