Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nova Diretoria toma posse no IDEP/UFPB

Nova Diretoria toma posse no IDEP/UFPB

publicado: 08/12/2020 09h21, última modificação: 08/12/2020 16h14

Tomou posse a  nova diretoria do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB).

Temos como Diretora Presidente a professora Maria de Fátima Agra. A professora é graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (1977), com mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associado da Universidade Federal da Paraíba, e  Diretora presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba. Tem atuado como revisora de vários periódicos nacionais e internacionais, como Systematic Botany, Journal of Ethnopharmacology, Botany, Microscopy, Research and Technique (USA), Novon (USA), PhytoKeys (USA), African Journal of Plant Science, Hoehnea (São Paulo),   Biota Neotropica, Rodriguésia,  Caldasia (Universidade Nacional da Colombia) e Revista Brasileira de Farmacognosia. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, especialmente em Solanaceae do Nordeste e Solanum subgênero Leptostemonum . Tem participado de projetos nacionais e internacionais, como coordenadora ou colaboradora, com apoio de orgãos de fomento, como CAPES, CNPq, CNRS e FINEP, atuando em estudos de  taxonomia e sistemática, farmacobotânica de plantas medicinais e etnomedicina, especialmente com espécies da flora do nordeste do Brasil. Atuou como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Produto Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal de Paraíba, de maio de 2010 a dezembro de 2013, triênio que o Programa passou do nível 5 para 6 nos critérios da CAPES. É credenciada como colaboradora nos Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal, nível 6, Universidade Federal de Pernambuco, e permanente no Programa de Pós-Graduação em  Biodiversidade, Campus II, Areia, e no Mestrado em Biotecnologia, do Centro de Biotecnologia, ambos da Universidade Federal de Paraíba.

Diretora Administrativa e Financeira a professora Fabíola da Cruz Nunes. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ-RJ) e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Em 2007 e 2008 atuou como pesquisadora visitante no Departamento de Population Medicine da Cornell University. Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal da Paraíba, onde é Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Parasitas e Vetores (LAPAVET). Tem experiência na área de entomologia médica, doenças tropicais, parasitologia, biotecnologia e saúde pública com ênfase em epidemiologia.

Diretor Científico, tecnológico e de Integração com a Sociedade o professor Marcus Tullius Scotti. Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999), pós-graduação (lato sensu) em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini (Universidade de São Paulo), mestrado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor associado 2 do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: quimioinformática, QSAR, descritores moleculares, quimiotaxonomia, Asteraceae, bancos de dados de metabólitos secundários e triagem virtual. Docente Permanente. Entre 2019-2020 foi Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (CAPES, 6). Tesoureiro da Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química, gestão 2016-2018.