Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por danielrocha publicado 08/05/2018 07h00, última modificação 08/05/2018 17h15
Linhas de Pesquisa: História das Instituições Educativas; História e Formação de Professor; História, Patrimônio e Tecnologia.

A criação do "Grupo de Pesquisa História da Educação do Brejo Paraibano - HEBP" foi fruto das diversas ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - CCHSA/UFPB. Desenvolvidas :

1. No âmbito do Ensino - disciplinas como 'Estágio em Educação Não Escolar' e os 'Seminários Temáticos', permitiram a discussão sobre a Educação Patrimonial em Bananeiras, estimulando as mais diversas pesquisas em arquivos institucionais, acervos pessoais, bibliotecas e etc.

2. No âmbito dos Projetos de Ensino e Extensão:

PROLICEN: “Sob os signos históricos da cidade: Bananeiras e a Educação Patrimonial” (2017) e "Trabalhando a Educação Patrimonial por meio de jogos educativos" (2018)

PROBEX: “A educação patrimonial em Bananeiras: trabalhando com a história e com a memória da cidade” (2017)

PROGRAMA UFPB NO SEU MUNICÍPIO:  "A educação patrimonial em Bananeiras: uma articulação integrada entre a história, a memória e a cidade” (2017) e "Pensando de forma lúdica a educação patrimonial em Bananeiras” (2018)

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: "Espaço Cultural Oscar de Castro": uma instituição de cultura e de memória em Bananeiras

3. No âmbito dos Projetos de Pesquisa:

"Impressos pedagógicos, jornais e documentos escolares como fontes para a história da educação de Bananeiras durante as décadas de 1920-1950” (PIBIC 2015-2016). Deste projeto resultou a página de nosso repositório digital HEB - História da Educação do Município de Bananeiras. Para conhecê-lo clique aqui!

"A História da Educação do Município de Bananeiras através do olhar de Manoel Luiz da Silva (1920-1960)" (PIBIC 2016-2017)

"A História da Educação e as Tecnologias: uma parceria viável e promissora de pesquisa”  (PIBIC 2017-2018) 

Estas atividades tem reunido discentes no desejo de trabalhar a História e a Educação no Brejo Paraibano.