Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > GICA recebe visita do professor Dr. Ivanovitch da UFRN
conteúdo

Notícias

GICA recebe visita do professor Dr. Ivanovitch da UFRN

Professor veio à convite para ministrar curso sobre Big Data

publicado: 07/07/2017 09h46, última modificação: 07/07/2017 09h47

O avanço tecnológico extraordinário experimentado na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC),  tanto em termos de poder processamento e armazenamento de dados, como também pelo desenvolvimento de técnicas eficientes para processamento e análise de dados, tornou possível o surgimento da área denominada de Big Data.

Big Data é um termo utilizado para denominar conjuntos de dados muito grandes ou complexos. Devido a essas características dos dados tratados nessa área, há enormes desafios tecnológicos e científicos a serem superados, como: captura, processamento e armazenamento eficiente de dados; compartilhamento, disponibilização e pesquisa de dados em larga escala; e extração de conhecimento e visualização de informações.

Há uma grande demanda por profissionais com conhecimento em Big Data, uma vez que ela impacta direta ou indiretamente em quase todas as áreas de atividades humanas, como negócios, bioinformática, engenharia, governo, saúde, meio-ambiente e finanças. Porém, devido à área de Big Data congregar diversas tecnologias, sendo que boa parte delas é extremamente recente, há uma enorme carência de profissionais capacitados a atuar com propriedade na área.

O curso introdutório, nomeado de "Big Data - Fundamentos e Aplicações", teve como objetivo apresentar de forma prática as principais bibliotecas de desenvolvimento na área de Ciência de Dados.

Curso Big Data

Mais informações sobre o professor Ivanovitch podem ser encontradas em: LinkedIn