Você está aqui: Página Inicial > Contents > Documentos > Publicações > Artigos > OLHARES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA PROFª ANTÔNIADO SOCORRO SILVA MACHADO: UMA MULHER UMA ESCOLA, UMA QUILOMBOLA.

por Iany Elizabeth da Costa última modificação 16/01/2017 16h43
Publicado nos anais do III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escola. Resumo: O presente artigo faz uma breve analise sobre a figura de D. Antônia do Socorro Silva Machado ou D. Toinha: mulher, professora, negra e quilombola, que foi responsável pela inserção da escolarização na Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB. Por essa razão, nos interessou destacar a importância histórica que esta mulher teve e ainda tem dentro da escola da qual foi fundadora e na lembrança do povo quilombola de Paratibe e região, neste sentido, lançaremos nossos olhares sobre as ações de D. Toinha na luta por Educação nesta Comunidade Quilombola, utilizando para isso, de um dos métodos da História Oral (Entrevistas) e da bibliográfica produzida sobre esta mulher, para reconstruir os passos dados por esta educadora em busca de uma Educação de qualidade para seu povo.
registrado em: , ,