Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Gestar realiza oficinas temáticas sobre Direitos Humanos com alunos da geografia
conteúdo

Notícias

Gestar realiza oficinas temáticas sobre Direitos Humanos com alunos da geografia

Foram abordados os temas Território, Movimento LGBT, Feminismo Negro, Racismo Ambiental, Questão Indígena e Conflitos Territoriais.
publicado: 11/10/2017 17h14, última modificação: 11/10/2017 17h27

Nas noites da última quinta (05) e segunda (09) o grupo de pesquisa Gestar proporcionou dois momentos de oficinas temáticas sobre a relação da Geografia e dos Direitos Humanos. As ações fazem parte do projeto Produção do Saber Geográfico e Formação para a Docência, fruto do Programa de Licenciatura (Prolicen/2017) e teve como público alvo os alunos regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia, membros do PIBID e alunos de geografia no geral. 

As atividades contaram com seis sub-temas, sendo eles: O corpo e o território, Movimento LGBT, Feminismo Negro, Racismo Ambiental, Questão Indígena e Conflitos Territoriais, mediadas, respectivamente, por Arthur Marques, Nilton Abranches, Amanda Marques e Vivianne Sousa, Mariana Borba e Josildo Silva, Amanda Marques e Carla Mailde, colaboradores do projeto e membros do grupo de pesquisa.

O público médio foi de 35 participantes por oficina, que teve oportunidade de conhecer mais sobre os assuntos e participar de atividades em grupo, propondo formas e metodologias a ser usada em sala para promover o debate dos temas junto aos alunos de Ensino Fundamental e Médio. O cronograma de atividades do projeto ainda conta com mais um dia de ação pautando os temas Juventude Negra, Questão Etnicorracial e Violência; Gênero, Sexualidade e Mídia e Religiões de Matriz Afro-Brasileira no dia 09 de novembro.

 

 

Produção do Saber Geográfico e Formação para a Docência

O projeto, financiado pelo Programa de Licenciaturas (Prolicen) da UFPB, prevê a formação docente, assim como levantamento documental, produção e divulgação de material didático, e promoção de debates sobre legislações que contribuam para o fortalecimento dos Direitos Humanos, contando com os eixos temáticos: Território e etnicidade, diversidade e gênero, racismo ambiental, religiosidade de matriz afro-brasileira, juventude negra, questão etnicorracial e violência, transversalizando todos os temas com os Direitos Humanos.