Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Amanda Marques lança seu livro Mulheres do Campo: identidade, políticas públicas e gênero
conteúdo

Notícias

Amanda Marques lança seu livro Mulheres do Campo: identidade, políticas públicas e gênero

Evento aconteceu no auditório de geociências da UFPB e é parte da programação do Café Geográfico.
publicado: 22/08/2017 08h06, última modificação: 22/08/2017 08h06
Exibir carrossel de imagens Lançamento do livro Mulheres do Campo: identidade, políticas públicas e gênero.

Lançamento do livro Mulheres do Campo: identidade, políticas públicas e gênero.

Na tarde da última quinta (17) foi realizado o lançamento do livro Mulheres do Campo: identidade, políticas públicas e gênero com a presença da professora Amanda Marques, uma das organizadoras da publicação. Na ocasião, além do lançamento e distribuição da obra, também foi apresentado, pela organizadora, um histórico da realização do livro seguido de diálogo voltado às dificuldades e realidade da mulher camponesa e assuntos interdisciplinares, como a educação no Brasil e a atual conjuntura política do país.

Lançamento do livro Mulheres do Campo: identidade, políticas públicas e gênero.

Sobre o livro

Mulheres do Campo: Identidades, políticas públicas e gênero, aborda as relações de poder existentes em assentamentos rurais, a participação de mulheres e homens no processo de luta pela terra, as dificuldades de acesso as políticas públicas, além dos problemas enfrentados por mulheres no cotidiano dos assentamentos rurais estudados e entre seus familiares.

A obra é fruto de reflexões envolvendo grupos de pesquisas interdisciplinares, sendo financiado pelo CNPq, SPM/PR e MDA, por meio da Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 32/2012. O encontro com as mulheres camponesas dos Estados de Sergipe e Alagoas proporcionou o conhecimento de ambientes rurais distintos em seus aspectos geográficos e agronômicos. No entanto, as formas de sociabilidades, subjetividades, desejos, necessidades, violências sofridas e identidades evidenciam semelhanças que dialogam também com o universo mais amplo das estruturas e lutas camponesas no Brasil.