Notícias
Pesquisador do GCET compartilha 25 anos de experiência como Turismólogo em palestra em Araranguá
No dia 25 de setembro de 2024, o pesquisador do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), Daiko Lima e Silva, teve a oportunidade de compartilhar seus 25 anos de experiência como Turismólogo em uma palestra especial, realizada em Araranguá, Santa Catarina. O evento foi promovido em uma ação conjunta entre o Conselho Municipal de Turismo de Araranguá (COMTUR) e a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA), e marcou uma importante reflexão sobre o papel da governança no futuro dos destinos turísticos.
Durante a palestra intitulada "O Papel da Governança para o Futuro dos Destinos Turísticos", Daiko abordou temáticas centrais dos estudos que vem desenvolvendo como doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGPLAN/UDESC). O evento foi um espaço privilegiado para aproximar academia, sociedade e mercado, além de celebrar o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, comemorados em 27 de setembro.
O público foi diversificado, contando não só com empresários e gestores públicos de Araranguá, mas também com representantes de municípios como Jacinto Machado, Timbé do Sul, Turvo, Arroio do Silva e Morro Grande. Daiko ressaltou a importância da presença dos gestores da Instância de Governança Regional Caminho dos Canyons, ampliando o debate sobre o desenvolvimento sustentável e as potencialidades turísticas da região.
O pesquisador expressou sua gratidão aos grupos de pesquisa aos quais está vinculado, que o apoiam em sua trajetória pessoal e profissional: o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC), o Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET/UFPB) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (GEPDRAF/UNIPAMPA). Daiko também destacou a importância de todos os colegas e instituições com quem trabalhou ao longo de sua carreira, tanto no Brasil quanto no exterior, em prol do fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento regional.
A palestra foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências, consolidando a relevância do papel da governança para um futuro sustentável dos destinos turísticos e fortalecendo as redes de cooperação entre academia, sociedade e o mercado.
Matéria por: Cláudia Menezes
Instagram: @claudiamenezesmartins