Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador do GCET compartilha 25 anos de experiência como Turismólogo em palestra em Araranguá
conteúdo

Notícias

Pesquisador do GCET compartilha 25 anos de experiência como Turismólogo em palestra em Araranguá

publicado: 18/10/2024 15h26, última modificação: 18/10/2024 15h26

No dia 25 de setembro de 2024, o pesquisador do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), Daiko Lima e Silva, teve a oportunidade de compartilhar seus 25 anos de experiência como Turismólogo em uma palestra especial, realizada em Araranguá, Santa Catarina. O evento foi promovido em uma ação conjunta entre o Conselho Municipal de Turismo de Araranguá (COMTUR) e a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (ACIVA), e marcou uma importante reflexão sobre o papel da governança no futuro dos destinos turísticos.

Durante a palestra intitulada "O Papel da Governança para o Futuro dos Destinos Turísticos", Daiko abordou temáticas centrais dos estudos que vem desenvolvendo como doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGPLAN/UDESC). O evento foi um espaço privilegiado para aproximar academia, sociedade e mercado, além de celebrar o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, comemorados em 27 de setembro.

O público foi diversificado, contando não só com empresários e gestores públicos de Araranguá, mas também com representantes de municípios como Jacinto Machado, Timbé do Sul, Turvo, Arroio do Silva e Morro Grande. Daiko ressaltou a importância da presença dos gestores da Instância de Governança Regional Caminho dos Canyons, ampliando o debate sobre o desenvolvimento sustentável e as potencialidades turísticas da região.

O pesquisador expressou sua gratidão aos grupos de pesquisa aos quais está vinculado, que o apoiam em sua trajetória pessoal e profissional: o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC), o Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET/UFPB) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (GEPDRAF/UNIPAMPA). Daiko também destacou a importância de todos os colegas e instituições com quem trabalhou ao longo de sua carreira, tanto no Brasil quanto no exterior, em prol do fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento regional.

A palestra foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências, consolidando a relevância do papel da governança para um futuro sustentável dos destinos turísticos e fortalecendo as redes de cooperação entre academia, sociedade e o mercado.

 

Matéria por: Cláudia Menezes 
Instagram: @claudiamenezesmartins