Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novas datas para submissão de capítulo do livro

Novas datas para submissão de capítulo do livro

publicado: 10/07/2024 10h41, última modificação: 10/07/2024 10h41

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), celebram uma ação conjunta inédita para a promoção de edital visando o campo de pesquisa relativo ao Turismo Rural. Contando com um seleto grupo de pesquisadoras e pesquisadores de instituições de pesquisa e do mercado, o Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB, em parceria com o Grupo de Pesquisa de Estudos Sociais em Lazer e Hospitalidade, ligado ao Departamento de Hotelaria e Serviço Social da UFRRJ, divulgam chamada para o livro Turismo e Hotelaria no Contexto do Turismo Rural para a Série Turismo e Hotelaria (T&H), em formato eletrônico(e-book) e disponibilizado no sistema open access através da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. O livro recebe propostas de capítulos com textos voltados às áreas de Turismo, Hotelaria, Eventos, Lazer, Estudos Rurais, Desenvolvimento Rural, Sociologia, Antropologia, Geografia e áreas afins abordando temáticas como:

1. Teorias do Turismo no Espaço Rural, Turismo Rural e seu estado da arte: atualizações conceituais e análise das produções científicas na área;
  2. Lazer, Hospitalidade e Meios de Hospedagem no Espaço Rural: fomento a iniciativas de comercialização de hospedagens, hospitalidade doméstica, tipologias de meios de hospedagem, lazer e recreação em ruralidades;
  3. Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas de Turismo Rural: casos brasileiros e internacionais sobre Instrumentos de Estado (projetos de lei, legislação vigente, planos, programas, projetos);
  4. Emergência climática e seus desdobramentos ao Turismo Rural: Meio Ambiente, Territorialidades e Patrimônio;
  5. Força de Trabalho, Ocupações e Questões interseccionais ao Turismo Rural: gênero, etnia/raça, acessibilidades, gerações (juventude e envelhecimento) e direitos humanos;
  6. Gastronomia e Produção agroindustrial associada ao Turismo Rural: indicações geográficas, agroturismo, enoturismo, turismo cervejeiro, turismo de cafés, turismo de queijos e laticínios, entre outros relacionados ao tema;
  7. Tecnologias e mobilidades no Turismo no Espaço Rural;
  8. Movimentos sociais no campo, Educação do Campo, Povos Tradicionais e Agroecologia associados ao Turismo Rural;
  9. História, Estudos de caso e Relatos de Experiências em Turismo Rural; e
  10. Temas emergentes em Turismo Rural.

Prazos** Atividades
Até 09 de Agosto de 2024

Submissão do capítulo completo, via plataforma, além do Resumo de apresentação* com no máximo 300 palavras e até 5 palavras-chave. Devem ser enviados também, via plataforma, Mini CV de todos os autores em um mesmo.

arquivo e o Termo de Cessão de Direitos assinado por todos os autores em único documento.
Até 31 de Agosto de 2024 Prazo para devolutiva dos avaliadores.
Até 15 de Setembro de 2024 Data limite para os autores submeterem o capítulo com correções indicadas pelos revisores (quando necessário).
Até 15 de Outubro de 2024 Decisão final sobre o aceite do capítulo submetido via plataforma.
Até 30 de Novembro de 2024 Revisão final dos trabalhos pela Comissão Científica. Diagramação edemais processos técnicos de publicação.
Até 15 de Janeiro de 2025 Previsão de lançamento dos livros.

**Os prazos poderão sofrer alterações sem prévio comunicado.

NORMAS

1. Serão aceitos artigos escritos em português, espanhol e inglês. O texto deverá ter entre 15 e 25 páginas (incluindo as referências bibliográficas), digitado em editor de texto com extensão “doc”, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas 1,5, justificado, folha tamanho A4, margens superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm.
    1. O texto do capítulo deve ser original e observar a seguinte ordem:
  • Título principal em letras maiúsculas, o restante em letras minúsculas.
  • Autoria: SOBRENOME, Nome
  • Resumo: até 300 palavras em espaçamento simples (o resumo será usado como a apresentação do artigo)*.
    • Texto do artigo
    • Os textos não devem conter notas de rodapé, seja no Resumo, seja no Capítulo.
    • Referências ABNT: NBR 10520 - citação (edição 2023) e NBR 6023 – referências (edição 2018).

1. O autor, ao enviar o Capítulo de livro, deve anexar no sistema o termo de “Cessão de direitos autorais e autorização para publicação” preenchido e assinado (em caso de múltiplos autores, os termos devem ser enviados em arquivo único). (Modelo de Termo de cessão clique aqui).
  2. O autor deve encaminhar, com o Capítulo em editor de texto com extensão “.doc” (fonte Arial, corpo 12, espaço simples), os dados pessoais de todos os autores (mini CV) com até dez linhas (para cada autor), contendo: nome, titulação, profissão, instituição de trabalho, áreas de pesquisa, e-mail, entre outras informações que considerar necessárias. Os autores devem enviarainda, suas redes sociais como: Facebook e Instagram, caso as possua. Havendo mais de um(a) autor(a), as informações devem constar em um único arquivo.
  3. O Capítulo e os demais documentos devem ser submetidos pelo autor principal conforme Calendário acima. (Clique aqui para acessar a página do evento). O candidato deve anexar duas versões do capítulo, uma com autores e outra sem autores, ambas com as propriedades do word removidas.

Para conhecer os livros publicados pelo GCET, acesse Academia.edu/GCETUFPB ou consulte o catálogo completo disponível no link https://linktr.ee/grupogcet. Aproveitamos para convidá-los a conhecer o site do GCET no endereço: www.ufpb.br/gcet, assim como o site da UFRRJ https://portal.ufrrj.br/ .

Agradecemos a colaboração de todos e, desde já, sentimo-nos honrados por contar com vossa contribuição.

Atenciosamente,

João Pessoa/PB e Seropédica/RJ, 03 de Julho de 2024.