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MEMBRO DO GCET PUBLICA LIVRO

A pesquisadora Simone Neto publicou o livro "A influência da linguagem das redes sociais no ensino de língua portuguesa"

por GCET publicado: 04/08/2022 15h29, última modificação: 04/08/2022 15h36

Um interessante e inovador estudo sobre a escrita culta e a das redes sociais. 

Confira o livro no site da editora do CCTA 

As concepções de linguagem e comunicação têm convivido com mudanças significativas por conta da realidade tecnológica e da introdução de uma variedade que incorporou à escrita outros recursos que, por vezes, substitui a palavra durante a construção desse “novo” diálogo. Por conta desse cenário diferenciado, esse trabalho de pesquisa se propôs a identificar a influência da linguagem das redes sociais no ensino de língua portuguesa no ensino médio, com o objetivo de avaliar esses traços na escrita escolar e virtual, através da análise de textos nesses dois ambientes e da análise da percepção docente a respeito do comportamento linguístico que esses alunos vem apresentando ao longo de suas produções escritas. Para constatar essa interferência, foram identificados os diferentes usos que os alunos fazem desse tipo de linguagem; se havia adequação de escrita de acordo com o ambiente de escrita; o posicionamento docente diante desse cenário de mudança e todos os fenômenos que caracterizam a linguagem virtual foram coletados, quantificados e analisados de maneira descritiva. Apoiado num referencial teórico de autores que corroboram com a ideia de estudo de língua diante de uma perspectiva diacrônica que considera o tempo histórico de cada momento linguístico, as teorias apresentadas reforçaram a ideia de que é preciso aceitar que a mudança de ambiente de escrita trouxe também uma nova estrutura textual mais sintética, mais preocupada com a rapidez de resposta e menos interessada na estética normativa e, usar esse aspecto em favor do ensino da língua estabelecendo parâmetros de comparação e adequação a cada situação de comunicação escrita. O foco foi descritivo e exploratório devido à análise que foi feita das ocorrências dos fenômenos que ainda são relativamente “novos” e requerem maior investigação científica. Identificou-se que, de fato, há influência da linguagem virtual na aprendizagem e construção dos textos escritos dos alunos do ensino médio independente do ambiente de escrita (formal ou virtual), o que demonstra a deficiência em fazer as adequações de uso da língua culta e suas variedades. A percepção docente sobre essa realidade mostra que há uma necessidade urgente de modificação das estratégias de ensino e consideração do uso de língua e suas variedades a fim de promover, apoiado em políticas públicas, um ensino verdadeiramente eficiente de uso da norma padrão.