Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Livro TEC: Turismo, Eventos e Cultura está publicado
conteúdo

Notícias

Livro TEC: Turismo, Eventos e Cultura está publicado

publicado: 18/02/2024 15h59, última modificação: 20/02/2024 14h42

 

O cenário pós-pandemia foi favorável para um aumento vertiginoso dos eventos em escala mundial. Assim, é necessário o estudo atualizado deste setor econômico. Seguindo essa tendência, a publicação TEC: Turismo, Eventos e Cultura - Olhares contemporâneos sobre eventos em turismo  traz o resultado de estudos e reflexões sobre o turismo de eventos não apenas em território nacional, mas também internacional, através da perspectiva de pesquisadores da área.

O livro foi organizado pelas professoras Joice Lavandoski e Maria Jaqueline Elicher do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela professora Adriana Brambilla do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela pesquisadora Francinete da Silva Guilherme do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (CGET). A interação entre os grupos de pesquisa das duas universidades foi essencial para a concretização da publicação - A UNIRIO com o Laboratório de Eventos em Turismo (LABETUR) e o Grupo de Pesquisa GeografiCidades e a UFPB com o GCET.

Contribuíram nesta publicação os membros GCET: Lis Franco (Produção Gráfica e Capa), Adriana Brambilla, Alessandra Melo, Francinete Guilherme, Kennedy Mafra que estiveram na Comissão Científica e Marília Cesário que produziu o texto de apresentação do livro.

O livro TEC: Turismo, Eventos e Cultura - Olhares contemporâneos sobre eventos em turismo foi publicado em open access pela Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. Poderá consultá-lo em:

https://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/hotelaria/tec-turismo-eventos-e-cultura-201colhares-contemporaneos-sobre-eventos-em-turismo201d/ebook-1-tec-2-0-adriana-bambrilla.pdf

Para a doutoranda em turismo Marília Cesário, o conjunto de capítulos proporcionam “uma visão rica e abrangente” sobre casos como o Rock in Rio, a Maratona do Vinho, a gastronomia em Juiz de Fora (MG), as quadrilhas juninas em Jacaraú (PB), a Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo e os impactos do Tourist Trophy no Reino Unido.

GCET faz parte do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Para conhecer outras publicações da Série Turismo e Hotelaria ou outras coletâneas visite o site: https://www.ufpb.br/gcet

O LABETUR (http://www.unirio.br/cch/escoladeturismologia/labetur-laboratorio-multidimensional-de-eventos-em-turismo) é um órgão ligado à Escola de Turismo do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Matéria de Bruna Lobo