Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > GCET participa como convidado em palestra do Dr. Augusto Cury sobre os desafios da intoxicação digital.
conteúdo

Notícias

GCET participa como convidado em palestra do Dr. Augusto Cury sobre os desafios da intoxicação digital.

publicado: 25/02/2025 18h55, última modificação: 25/02/2025 18h55

Na tarde de 22 de novembro de 2024, o renomado psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury fez uma pausa em sua rotina de palestras internacionais para compartilhar seus insights sobre um tema cada vez mais presente no cotidiano das famílias e educadores: a intoxicação digital e suas consequências. O evento, intitulado “Dialogando com Famílias e Educadores sobre a Intoxicação Digital e suas Consequências”, aconteceu em João Pessoa,  e foi promovido pela UNIFUTURO, atraindo uma plateia diversa, composta por educadores, profissionais de saúde mental e estudantes.

Durante sua palestra, Cury, autor de best-sellers como "O Vendedor de Sonhos" e "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes", trouxe reflexões profundas sobre o impacto da tecnologia no desenvolvimento humano. “Estamos diante de um novo mal do século XXI: a overdose de informações e estímulos proporcionados pela digitalização do mundo. Não estamos mais conectados às pessoas, mas ao brilho efêmero de telas, que rouba nossa atenção, criatividade e, mais grave, a nossa saúde mental”, destacou o psiquiatra.

O evento, realizado em parceria entre a UNIFUTURO, o SINCONTABIL-PB e o Colégio NEW GENERATION, teve grande participação da comunidade acadêmica e educacional. Entre os presentes estavam os membros do GCET (Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Tecnologia), que recentemente realizaram estudos voltados ao repositório de Cury, e a liderança da universidade, com destaque para o reitor Professor Doutor Ricardo Monteiro, que falou sobre a importância de discutir temas tão pertinentes para a formação dos jovens e para a saúde mental da sociedade.

"É fundamental que a universidade se faça presente nesses debates, pois a intoxicação digital afeta não só os alunos, mas toda a comunidade. Estamos vivendo um momento em que os educadores precisam entender os desafios desse novo cenário para poderem preparar os estudantes de maneira mais eficaz", afirmou o reitor Ricardo Monteiro durante sua saudação inicial.

O encontro também ofereceu um espaço para a troca de experiências entre educadores e profissionais da saúde, com discussões sobre estratégias para ajudar crianças e adolescentes a lidarem com o uso excessivo de dispositivos digitais e a importância de cultivar momentos de desconexão para manter o equilíbrio emocional.

A palestra de Cury, com sua abordagem acessível e ao mesmo tempo profunda, foi um convite à reflexão sobre como a tecnologia, embora traga benefícios, também pode ser um inimigo silencioso quando utilizada de forma indiscriminada. A sua fala lembrou a todos da importância de construir uma sociedade mais consciente sobre o uso saudável das tecnologias, que preserve a saúde mental e o bem-estar social.