Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > GCET marca presença no Fórum ABRATUR 2023

GCET marca presença no Fórum ABRATUR 2023

Membros do GCET Kennedy Mafra e Felipe Gomes participaram do Fórum ABRATUR 2023. São Luís, Maranhão

publicado: 12/06/2023 18h48, última modificação: 12/06/2023 19h12

Matéria: Bruna Lobo

AbraturCom o lema “Fortalecendo laços e redes de colaboração” o Fórum ABRATUR deste ano aconteceu no ambiente da Fábrica Santa Amélia, onde estão instalados os cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Essa quarta edição, organizada pela Academia Internacional para o desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil, retornou ao calendário de eventos científicos brasileiros nos dias 05, 06 e 07 de junho, trazendo para a reflexão pesquisadores de destaque do turismo internacional e nacional, como Carlos Costa da Universidade de Aveiro, Portugal e Elizabeth Kyoko Wada da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

Membros do GCET Kennedy Mafra e Felipe Gomes durante o Fórum ABRATUR 2023. São Luís, Maranhão.

O GCET marcou presença com Kennedy Mafra que apresentou dois trabalhos: Roteirização turística diante da regionalização: uma proposta de roteiro para o Seridó Potiguar em coautoria com Layane Santos, Sara de Sousa e Marcelo Taveira e Dark Tourism: uma revisão sistemática em periódicos brasileiros em parceria com Felipe Gomes e Amanda Madeira. Nessa primeira participação, Kennedy destacou o aproveitamento para a sua pesquisa de mestrado com o workshop: Concepção de Experiências Turísticas com o uso do Tourqual ministrado por Tiago Mondo.

AB1

Kennedy Mafra durante apresentação de trabalho. Fórum ABRATUR 2023, São Luís, Maranhão.

O membro GCET, Felipe Gomes discutiu também dois trabalhos - Inteligência Artificial e a Experiência Turística desenvolvido com as pesquisadoras Marília Cesário e Alessandra de Melo. Além do projeto - Turismo, Hotelaria e Segmentação: propostas inovadoras em coautoria com Elidio Vanzella e Adriana Brambilla.  Já é a segunda vez que participa do Fórum ABRATUR, tendo participado em 2017 na cidade do Recife, Pernambuco. Para Felipe “a palestra Projetos Internacionais de Pesquisa e Turismo na Colômbia com o conferencista Alexander Zuñiga-Collazos foi uma das mais relevantes, pois proporcionou uma discussão sobre temas relevantes na pesquisa em turismo no mundo.”

Ab2

Felipe Gomes apresentando estudo. Fórum ABRATUR 2023, São Luís, Maranhão.

Agora é esperar para participar do próximo Fórum ABRATUR que acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina. Sobre a participação no Fórum, Kennedy Mafra assinala “É necessário participar desse tipo de evento pra crescer profissionalmente na área do turismo”. Felipe deixa a sugestão de participar para “elevar seus estudos e divulgar suas contribuições para a ciência.”