Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cartilha da UFPB orienta comerciantes da Praia do Jacaré para melhoria no atendimento e sustentabilidade

Obra está disponível gratuitamente na página da editora do CCTA

publicado: 16/07/2022 10h40, última modificação: 16/07/2022 10h41

Matéria publicada no link: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/cartilha-da-ufpb-orienta-comerciantes-da-praia-do-jacare-para-melhoria-no-atendimento-e-sustentabilidade

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) uma cartilha foi desenvolvida com o objetivo de orientar comerciantes da Praia do Jacaré, em Cabedelo, para a melhoria no atendimento a turistas e visitantes com foco na sustentabilidade.

A Cartilha realiza um breve resgate histórico da Praia do Jacaré e contextualiza sobre a importância do local para o turismo na Paraíba. Ao acessar o produto, os comerciantes podem se informar melhor sobre as leis federais, estaduais e municipais em vigência a respeito de assuntos como: unidades de conservação, crimes ambientais, transporte aquaviário, pesca, cuidados com o solo, dentre outros.

Na Praia do Jacaré, ponto turístico de Cabedelo, desenvolve-se o comércio principalmente nas áreas de alimentos e bebidas, artesanato e serviços turísticos. A cartilha “Sustentabilidade e Turismo na Praia do Jacaré” indica outras orientações relevantes para os comerciantes do local, explicando, por exemplo, a importância de adequar a oferta de produtos e serviços às características dos ambientes natural e cultura, realizar pesquisas sobre o perfil e a opinião dos visitantes e turistas, adotar práticas sustentáveis, incentivar o apoio de apresentações culturais de artistas locais e promover a venda de alimentos, bebidas, artesanatos e souvenires que tenham ligação com a história local.

Os comerciantes também podem conferir, na cartilha, orientações sobre análise da prestação do serviço pela ótica do turista, disponibilização de informações sobre o estabelecimento e espaço para feedback dos clientes, bem como sobre realização de treinamento para aperfeiçoar o atendimento e oferta de capacitação para os colaboradores em parceria com órgãos municipais e estaduais que desenvolvem atividades ligadas ao turismo.

“O grande diferencial dela é que nós fizemos com orientações que refletem a realidade do comércio da Praia do Jacaré. Pesquisamos os perfis dos negócios de lá e vimos que são pequenos comerciantes. Então, as orientações que damos podem parecer simples, mas realmente podem ser desenvolvidas, podem ser colocadas em prática”, disse a Profa Adriana Brambilla, do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) da UFPB, uma das organizadoras da obra.

Escrita em linguagem didática e de fácil compreensão, evitando o emprego de muitos termos técnicos, a cartilha pode ser acessada gratuitamente por meio da página da editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

A cartilha é resultado do projeto Sustentabilidade e Turismo: benefícios da (re)estruturação do Parque Turístico Municipal da Praia do Jacaré, realizado no âmbito de Edital de Fluxo Contínuo de Extensão da UFPB.

O produto foi organizado pelas professoras Márcia Félix da Silva, Adriana Brambilla, do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e pela pesquisadora Alessandra Souza Queiroz. O texto foi escrito por membros do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), diante de pesquisa bibliográfica e documental.

Segundo Adriana Brambilla, a criação do produto buscou “contribuir efetivamente na geração de novas possibilidades para o desenvolvimento local de forma sustentável e, assim, promover a relação da Universidade com a sociedade”, disse a coordenadora.