Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ANIVERSÁRIO DO GCET: CONTRIBUIÇÕES PARA A ACADEMIA E PARA A CARREIRA PROFISSIONAL DOS SEUS MEMBROS

publicado: 08/03/2024 12h21, última modificação: 11/03/2024 12h34

No dia 03 de março de 2024, o Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) celebrou seu nono aniversário de atividades. Ao longo dessa trajetória, o grupo consolidou-se como um importante núcleo de pesquisa na área de turismo, com uma produção acadêmica significativa e um impacto positivo na vida de seus integrantes.

Produção Acadêmica e Impacto Social

O GCET ostenta um histórico de produção acadêmica consistente, com a publicação de 33 livros e 144 artigos, além de 10 projetos de pesquisa e 09 projetos de extensão. Essa produção contribui para o avanço do conhecimento sobre o turismo e hotelaria e para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do setor.

Diversidade e Integração

Atualmente, o grupo é composto por 22 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, oriundos de universidades nacionais e internacionais. Essa diversidade enriquece as pesquisas e promove a interdisciplinaridade, fundamental para a compreensão complexa do fenômeno turístico.

Testemunhos e Experiências

Para os membros do GCET, o grupo representa mais do que um espaço de pesquisa. É um ambiente de aprendizado mútuo, de colaboração e de construção de amizades. A fala de um dos pesquisadores resume esse sentimento: “o GCET significou, significa e significará algo de maior em minha vida”. Para Gabriela Evangelista, o GCET transcende a esfera acadêmica e se torna parte fundamental de sua vida.

Novos Horizontes e Perspectivas

A recente integração de novos membros, demonstra a vitalidade do GCET e sua capacidade de atrair jovens talentos. A busca por “aprender mais sobre o mundo acadêmico e pesquisa” evidencia o compromisso do grupo com a formação de novos pesquisadores.

Diferenciais e Valorização Humana

O diferencial do GCET reside na valorização da interação humana e na construção de um ambiente acolhedor e colaborativo. Reuniões, eventos, parcerias e a constante divulgação das pesquisas contribuem para a integração dos membros e para o desenvolvimento de um sentimento de pertencimento.

Colaboração Internacional e Nacional

O GCET cultiva uma postura proativa na busca por parcerias com instituições nacionais e internacionais. Essa estratégia amplia o alcance das pesquisas, facilita o intercâmbio de conhecimento e promove a internacionalização do grupo.

Instituições Parceiras

A St. Cyril and St. Methodius University of Veliko Tarnovo (Bulgária), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Florida Christian University (Estados Unidos), a Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (UNIFUTURO) e a Universidade de Aveiro (Portugal) são algumas das instituições com as quais o GCET já colaborou.

Formação e Desenvolvimento de Pesquisadores

As parcerias e o compromisso com a pesquisa de qualidade contribuem para a formação de profissionais qualificados e para a inserção dos membros do GCET no mercado de trabalho. O Dr. Elídio Vanzella, membro mais antigo do grupo, destaca a trajetória de sucesso de muitos integrantes e ex-integrantes, que “hoje estão conquistando seus mestrados, doutorados e tornando-se professores”.

O GCET consolida-se como um grupo de pesquisa referência na área de turismo, com uma produção acadêmica relevante e um impacto positivo na formação de novos pesquisadores. A valorização da interação humana, a busca por parcerias e o compromisso com a excelência garantem a continuidade do grupo em sua trajetória de sucesso.

Para mais informações sobre as publicações do GCET, acesse o site: https://www.ufpb.br/gcet

Matéria: Bruna Lobo