Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Curso de Pintura em Aquarela Ofertado pela Galeria Lavandeira do CCTA | UFPB

Curso de Pintura em Aquarela Ofertado pela Galeria Lavandeira do CCTA | UFPB

error while rendering plone.belowcontenttitle.documentbyline

O Curso de Extensão de Pintura em Aquarela é mais uma ação realizada pela "Galeria de Arte Lavandeira" voltada aos alunos de Artes Visuais da UFPB, incentivando as produções artísticas, ministrado pela professora Aluízia Martins.

A aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram  dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela. Técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

A aquarela há muito tempo se tornara um hábito nas cortes europeias, embora surgissem novos pintores aquarelistas, esta técnica começa a ser vista com preconceito, ao passar dos anos, surge uma grande contradição em torno deste método, notadamente no Brasil, onde a aquarela é vista como um método escolar. Apreciada por alguns, desprezadas por outros e incompreendida por muitos, o certo é que a aquarela deve ser defendida pelas suas qualidades intrínsecas, como uma técnica em si mesma.