Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA INAUGURA O PRIMEIRO FAB LAB DO GRANDE ABC

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA INAUGURA O PRIMEIRO FAB LAB DO GRANDE ABC

A rede Fab Lab continua crescendo cada vez mais!

Espaço será tecnológico e inovador, proporcionando uma sinergia entre diferentes áreas.
publicado: 09/05/2018 21h19, última modificação: 09/05/2018 21h21

O Instituto Mauá de Tecnologia vem investindo constantemente no aprimoramento e modernização da infraestrutura de seu Campus de São Caetano do Sul para continuar proporcionando um ecossistema de inovação a serviço da formação de profissionais que são referências no mercado de trabalho. O intuito da ação é levar para o dia a dia de seus alunos e comunidade o contato direto com o que existe de mais atual no mercado. Por isso, entre as novas instalações para 2018, está um ambiente altamente moderno e pioneiro na região do Grande ABC, o laboratório Fab Lab Mauá.

O espaço é inspirado na cultura maker, que ajuda as pessoas a pensarem “fora da caixa” e a atuarem com a “mão na massa” na solução de problemas. Desde 2013, o Instituto Mauá de Tecnologia está investindo nesse “conceito” que ganha cada vez mais destaque no mundo e, por isso, criou um ambiente que integra recursos das áreas de Engenharia, Administração e Design e é propício para a experiência prática e inovação, com uma série de equipamentos de última geração.

“A ideia é que esse espaço seja um laboratório de experimentação e inovação, onde os alunos possam exercer sua criatividade e desenvolver suas ideias para realizar projetos reais e factíveis. Com o apoio de profissionais e monitores, para difundir o alcance do FabLab, teremos já em 2018 projetos envolvendo a comunidade em diversos públicos e segmentos, tornando acessível essa tecnologia e disseminando o movimento maker”, comenta a coordenadora de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, professora Claudia Facca.

Dinâmica do Espaço

“Com o surgimento dos Fab Labs, iniciou-se um movimento de aumento do acesso aos meios de fabricação, aspecto essencial para a proliferação da cultura maker. Pensando nisso, projetamos um espaço altamente tecnológico que fará a sinergia das áreas existentes e que estimulará os alunos a incorporarem a filosofia do ambiente para o melhor crescimento profissional”, diz o engenheiro responsável pelo Fab Lab Mauá, Rodrigo Nicola.

-Notícia da semest.org