Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > FabLab de Sintra quer apoiar empreendedorismo e inovação social
conteúdo

Notícias

FabLab de Sintra quer apoiar empreendedorismo e inovação social

Mais uma porta para o empreendedorismo!

publicado: 28/05/2018 20h57, última modificação: 28/05/2018 20h57

O município de Sintra inaugurou em Massamá um FabLab, um laboratório de fabricação digital que tem como objetivo apoiar a criatividade e permitir transformar ideias na área do empreendedorismo em protótipos.

Segundo revelou a autarquia, em comunicado, o FabLab é um laboratório de fabricação digital, concebido como um espaço de experimentação, prototipagem e materialização de ideias, que "pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas, através de tecnologias digitais que permitem criar quase tudo".

A criação de emprego é uma prioridade desde o primeiro mandato e este FabLab é um espaço que fomenta o empreendedorismo, o investimento e a criação de emprego e que está agora à disposição da comunidade", afirmou o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), citado na nota da câmara.

O FabLab, inaugurado na quarta-feira, junto à estação ferroviária de Massamá, representa um investimento camarário de 50.000 euros, com um apoio de 25 mil euros de uma empresa do concelho para aquisição de maquinaria.

O espaço situa-se no centro de uma das principais freguesias urbanas do município, o que para o presidente representa uma vantagem: "É aqui que temos jovens, sonhos e possibilidades de construir projetos inovadores que mudem a vida dos nossos cidadãos, contribuindo para mudar o nosso futuro coletivo".

"É mais uma resposta social, na área do empreendedorismo e inovação social, na medida em que o município disponibiliza um espaço para que as pessoas possam transformar ideias em realidade", explicou à Lusa o vereador da Solidariedade e Inovação Social, Eduardo Quinta Nova.

Atualmente já funcionam outros FabLab em vários municípios do país, designadamente em Lisboa, no mercado do Forno de Tijolo, que desde 2013 já possui 1.270 utilizadores registados e 400 protótipos, de áreas como o design, a arquitetura ou a engenharia.


Notícia por:  www.dn.pt