Notícias
Desenvolvimento da primeira prótese robótica de baixo custo!
Já pensou o quão acessível pode ser uma prótese robótica?!
O FABLAB UFPB está em busca o desenvolvimento de uma prótese de baixo custo que devolva aos usuários grande parte dos movimentos perdidos após a amputação e sua qualidade de vida, reintegrando-os a sociedade.
Todo o projeto é desenvolvido em software CAD visando o conforto e quantidade de movimentos a serem realizados. O modelo é impresso em impressora 3D utilizando o termoplástico ABS por sua fácil obtenção e características mecânicas. Além disso, a introdução de dispositivos que permitam um maior controle da prótese garante ao usuário uma adaptação mais facilitada.
A utilização dos motores elétricos vem da necessidade de se obter um maior controle dos movimentos executados, sem que o usuário exerça qualquer movimento com o seu corpo. Desta forma, o controle dos dedos é realizado a partir do motor elétrico que é acionamento pelo circuito integrado.
A partir da introdução de sensores de pressão, é possível obter-se o controle da pressão exercida pelos dedos, como a diferenciação de uma fruta para um copo com água. Isso é realizado através de faixas de pressão na própria prótese controlados por um potenciômetro.
Com os sensores de aproximação, o controle do “abrir fechar” dos dedos é exercido de maneira a dar maior comodidade ao usuário, já que, após regular a pressão, ao aproximar sua prótese do objeto desejado, ele automaticamente irá segurá-lo, podendo assim, ser executado a ação desejada.
Quer saber mais? Entre em contato conosco: fablab@cear.ufpb.br